Vôlei

VÔLEI

Brasil leva susto, mas consegue superar a Austrália na Liga das Nações

Seleção Brasileira precisou do tie-break para bater autralianos

postado em 01/06/2019 12:00

<i>(Foto: Divulgação/FIVB)</i>
O Brasil foi surpreendido no segundo jogo da Liga das Nações, mas conquistou mais uma vitória na competição, agora sobre a Austrália, neste sábado. Com parciais de 32/34, 25/16, 25/19 e 27/29 e 15/13. Depois de um jogo tranquilo contra os Estados Unidos, a Austrália deu mais trabalho do que o esperado e começou vencendo. Ainda que tenha virado o jogo, o Brasil ainda viu os australianos forçarem o tie-break e flertarem com a vitória.

O jogo marcou a estreia de Leal com a amarelinha. Cubano, o ponteiro se naturalizou brasileiro em 2015 e só agora ficou livre para defender a Seleção. Com duas vitórias em dois jogos, o Brasil busca se manter invicto na primeira semana de Liga das Nações diante da Polônia, neste domingo, ao meio dia.

O set inicial foi de muita intensidade de ambas as equipes. Apesar do Brasil largar na frente, os australianos não permitiram que os adversários se desgarrassem no placar. Com grande equilíbrio, as seleções alternavam a pontuação e os brasileiros tinham muita dificuldade de abrir dois pontos de diferença, coisa que só aconteceu já perto do final, mas não surtiu muito efeito. Mesmo com o set point, o Brasil não conseguiu fechar e viu uma sequência de set points para ambos os lados ser desperdiçada. Até que a Austrália teve mais uma chance e fechou com 34 a 32.

Apesar de seguir com um certo equilíbrio, o jogo começou a ser mais administrado pelos brasileiros, que logo abriram uma pequena vantagem e, diferente do set inicial, mantiveram alguns pontos de distância no placar. Foi na metade da parcial, no entanto, que o Brasil se impôs ainda mais, enquanto a Austrália parece ter se perdido em quadra, sem conseguir colocar bolas no chão. Assim, a Seleção passou a ter vida fácil para deixar os adversários para trás e caminhar tranquilo para empatar o jogo.

No terceiro set, o Brasil foi embalado, enquanto a Austrália parece ter sentido a queda de rendimento e não voltou a ser tão ameaçadora quanto na parcial inicial. Sem a mesa intensidade, os australianos viram a Seleção explorar bem os bloqueios e atacar com agressividade para, mais uma vez, não ter complicações para vencer um set.

O Brasil seguia com uma certa superioridade e o embalo de estar perto da vitória. No entanto, o que parecia mais um set se desenhando para os brasileiros, já depois da metade, a Austrália acordou e começou a complicar o jogo da Seleção. Os australianos buscaram a virada e, com outra postura, forçaram o set desempate.

Agora com a confiança renovada, a Austrália pulou na frente e administrou a vantagem por um tempo. Foi quando, faltando poucos pontos, o Brasil cresceu e se mostrou muito letal, para virar e se manter na frente até chegar aos 15 pontos.

Tags: liga das nações maisesportes volei austrália brasil