Vôlei

COPA BRASIL DE VÔLEI

Minas e Praia vencem e se enfrentam nas semifinais da Copa Brasil

Minas Gerais terá um representante na decisão, em Jaraguá do Sul

postado em 21/01/2020 23:49

(Foto: Orlando Bento/Minas)
As semifinais da Copa Brasil Feminina de Vôlei terá um clássico mineiro. Minas e Praia Clube conquistaram a classificação em casa, ao vencerem, respectivamente, Fluminense e São Paulo, na noite desta terça-feira, ambos por 3 sets a 1, pelas quartas de final. No duelo em Uberlândia, o técnico Zé Roberto Guimarães, da Seleção Brasileira e que comanda o Tricolor Paulista, chegou a retirar as jogadoras de quadra, antes do ponto final, inconformado com a arbitragem.

As semifinais da Copa Brasil de Vôlei serão no dia 31 deste mês, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul-SC. Minas e Praia se enfrentarão às 21h30, fechando a rodada dupla. Antes, o Sesc-RJ, que sofreu para eliminar o Pinheiros (3 a 2), terá pela frente o Sesi Bauru, que surpreendeu o Osasco e ganhou por 3 a 1, fora de casa. A decisão do torneio será no sábado, 1º de fevereiro, às 21h30, na cidade catarinense.

Atual campeão, o Minas busca o bi e medirá forças contra o rival que derrotou na decisão do ano passado. Na ocasião, em Gramado-RS, as minas-tenistas venceram o Praia Clube por 3 sets a 1, de virada. Na mesma temporada, a equipe de BH faturou a Superliga em cima do mesmo adversário, com dois triunfos na série melhor de três. 


Paredão do Minas 


Na Arena em BH, o Minas dominou o Fluminense, apesar de ter perdido um set, e confirmou o favoritismo ao fazer 3 a 1. As parciais foram de 25/10, 25/16, 24/26 e 25/15. A oposta Bruna Honório, com 19 pontos, foi a principal opção ofensiva, seguida pelas centraisr Thaisa, 18 acertos, e Carol Gattaz, 16. O bloqueio foi a grande arma das mineiras, que fizeram nada menos que 24 pontos nesse fundamento, dez deles garantidos pela capitã Gattaz. 

O técnico do Minas, Nicola Negro, destacou o êxito da equipe na defesa, com bloqueio firme. “O time está de parabéns. Trabalhamos muito bem o ataque e o bloqueio. Só o passe, no terceiro set, que faltou um pouco de qualidade e acabou permitindo que o Fluminense fizesse o seu jogo. Mas sabemos que o Fluminense não é um time fácil de se enfrentar e, por isso, nos preparamos muito para encarar eles. Hoje, o nosso time está de parabéns”, analisou.

Protesto em Uberlândia


Na Arena Praia, o time do Triângulo se impôs diante do São Paulo, mas não teve vida fácil. A vitória por 3 sets a 1, com parciais de 25-16, 25/23, 23/25 e 29/27 ficou marcada por protestos contra decisões da arbitragem, em especial do técnico Zé Roberto Guimarães, do tricolor. Quando o placar apontava 28 a 27 para o Praia, no set derradeiro, inconformado, ele pediu para que as suas jogadoras deixassem a quadra. As anfitriãs sacaram sem o adversário do outro lado e tiveram o triunfo confirmado com um cartão vermelho.

O treinador tricampeão olímpico, no entanto, evitou polêmica. "O Praia ganhou, foi melhor, vida que segue. Fomos eliminados e vamos pensar agora na Superliga", declarou Zé Roberto, que não quis comentar sobre arbitragem. Ele preferiu exaltar a atuação de sua equipe. "Me deixa feliz por causa disso. O time conseguiu engrossar com o Praia, fazer um bom jogo aqui dentro", acrescentou.

O treinador do Praia Clube, Paulo Coco, considera que o adversário estava solto em quadra, como franco-atirador. “Esperávamos um jogo difícil. O São Paulo jogou sem responsabilidade, mas nós também contribuímos a partir do segundo set. Fizemos um primeiro set constante e, a partir do segundo set, nosso sistema de recepção caiu muito assim como o nosso ataque, mas o importante foi a vitória”, explicou o comandante.

Superliga


Minas e Praia voltam a jogar pela Superliga, antes da viagem para a fase final da Copa Brasil. As minas-tenistas, em terceiro lugar, entram em quadra nesta sexta-feira, diante do Valinhos, às 20h, na Arena MTC. O time do Triângulo, vice-líder, visitará o São Caetano, sábado (25), às 19h, no Ginásio Lauro Gomes, na cidade paulista.

Tags: minas são paulo Fluminense praia clube zé roberto guimarães Uberlândia Copa Brasil Feminina de Vôlei