Vôlei

SUL-AMERICANO MASCULINO DE VÔLEI

Cruzeiro supera UPCN e conquista heptacampeonato Sul-Americano de vôlei

Raposa bateu equipe argentina no Ginásio do Riacho, em Contagem

postado em 15/02/2020 23:57 / atualizado em 16/02/2020 00:29

(Foto: Agência i7/Sada Cruzeiro)

É hepta! Após uma partida movimentada, o Cruzeiro venceu o UPCN Bolívar Voley, da Argentina, por 3 sets a 1 - parciais 25/18, 14/25, 25/19, 25/23 - e chegou ao sétimo título do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Vôlei.

O Cruzeiro já entrou na quadra do Ginásio do Riacho, em Contagem, como maior campeão sul-americano, com seis títulos. O clube ao chegou ao heptacampeonato com a vitória desta noite, somada aos triunfos de 2012, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019.

 

O central Isac, um dos destaques da equipe celeste, valorizou a vitória diante da torcida e disse que o time seguiu as orientações do técnico argentino Marcelo Mendez.

"Sem dúvida, ainda mais aqui dentro de casa, com o ginásio lotado. Nossa equipe trabalhou muito, sabíamos que não seria um jogo fácil, mas fizemos aquilo que foi determinado. A gente mereceu. O time do UPCN está de parabéns. Em nenhum momento deixou de brigar pelo jogo. Mas aqui dentro de casa, tem que ser nosso", disse Isac em entrevista ao Sportv, ao final da partida.


O ponteiro ressaltou a experiência do time cruzeirense, que, segundo ele, soube compreender o jogo dos argentinos. Isac também soube reconhecer a qualidade do adversário, e falou sobre as dificuldades enfrentadas.

"Momento de saque, com o Lopez. Difícil de pegar. A gente sabia que ia ser assim. A gente tinha que neutralizar os outros jogadores. E nossa equipe está de parabéns, porque entendeu o jogo desde o começo", analisou.


O vôlei da Raposa chegou a todas as finais de Sul-Americano que disputou. O time debutou na competição em 2012, quando conquistou o troféu inédito, em Linares, no Chile.

O jogo

A partida começou equilibrada e, até os primeiros dez pontos do jogo, as forças se equivaleram. Mas logo o Cruzeiro conseguiu se sobressair. O oposto Luan foi o destaque, como um dos maiores pontuadores do set, fechado pelo time da casa por 25 a 18.

O Cruzeiro começou o segundo set instável. Com saques de extrema potência do ponteiro Lopez, o UPCN chegou a abrir 11 pontos de vantagem. A tensão tomou conta do ginásio de Contagem - dentro e fora de quadra - e os jogadores do Cruzeiro questionaram a arbitragem, mesmo depois do pedido de desafio. O crescimento do time argentino levou o time visitante à vitória por 25 a 14, empatando o jogo.

O terceiro set foi disputado ponto a ponto, se que nenhuma das equipes conseguisse abrir uma vantagem significativa no placar. Foi o período mais difícil para ambos os times, e mais desagradável para os torcedores, com erros sucessivos tanto do Cruzeiro quanto do UPCN. A exceção foi o levantador Fernando Cachopa, que com passes certeiros, conseguia colocar seus companheiros em condição de virar boas bolas e de fechar o set para o Cruzeiro - 25 a 19.

No quarto set, o Cruzeiro novamente sofreu com os ataques de Lopez, e o UPCN logo abriu quatro pontos de frente sobre o time estrelado. Mas o apetite do central Isac, alimentado pelos passes açucarados de Cachopa levaram o Cruzeiro à virada a partir do 17º ponto. No embalo da torcida, o time celeste sacramentou a vitória. Coube ao ponteiro argentino Facundo Conte botar a última bola do jogo no chão, fazendo o 25º ponto do Cruzeiro, contra 23 do UPCN.

Superliga? Só depois do Carnaval

Após o título deste sábado, os comandados de Marcelo Mendez terão dez dias sem compromissos oficiais. O Cruzeiro só volta à quadra na quarta-feira de cinzas (26), às 19h, para o clássico contra o Minas, pela 6ª rodada do returno da Superliga Masculina.

O time celeste é líder da competição nacional, com 44 pontos, mesma pontuação do Taubaté. O Cruzeiro leva vantagem no número de vitórias - uma a mais do que o time do Vale do Paraíba. Em 16 jogos, a Raposa venceu 15 e perdeu apenas um, para o Vôlei Renata, de Campinas.

Tags: cruzeiroec maisesportes Sul-Americano