Vôlei

SUL-AMERICANO DE VÔLEI

Praia vence o Minas no tie-break e conquista o Sul-Americano de Clubes

Time do Triângulo bate rival por 3 a 2 e levanta taça inédita no Distrito Federal

postado em 26/10/2021 00:18 / atualizado em 26/10/2021 00:50

(Foto: CSV/Divulgação)

O Praia Clube conquistou o inédito título do Campeonato Sul-Americano Feminino de Clubes. Nesta segunda-feira, no Ginásio do Sesi Taguatinga, no Distrito Federal, o time de Uberlândia derrotou o Minas por 3 sets a 2 , parciais de 25/17, 21/25, 25/17, 19/25 e 15/7, e levantou o primeiro troféu continental. Na preliminar, o anfitrião Brasília bateu o San Martín, da Bolívia, por 3 a 0 ((25/8, 25/13 e 25/13), e terminou em terceiro lugar.

Praia e Minas serão os representantes do Brasil e da América do Sul no Campeonato Mundial de Clubes, entre os dias 15 e 19 de dezembro próximo, em Ancara, na Turquia. Campeão e vice do Sul-Americano garantiram presença na disputa na capital turca. 

Depois de bater na trave em três ocasiões, duas consecutivas em finais contra o Minas, o Praia deu a volta por cima e desbancou o rival para faturar o primeiro título do Sul-Americano. O time de Uberlândia teve campanha de 100%: quatro vitórias e dois sets perdidos, justamente na decisão. O MTC teve a única derrota na final, no mesmo número de partidas. 

Foi a terceira final entre os rivais mineiros neste começo de temporada, e o Praia ganhou todas. O time de Uberlândia levantou o troféu do Campeonato Mineiro, em BH, e o da Supercopa de Vôlei, em Brusque (SC). Nas duas ocasiões, as aurinegras bateram as minas-tenistas por 3 a 0. No Sul-Americano, a equipe de Uberlândia esteve na frente, mas o MTC conseguiu levar a definição para o tie-break, com ampla vantagem das praianas no set derradeiro.

Além das duas finais contra o Minas, em 2019 e 2020, o Praia perdera a decisão diante do Rio de Janeiro, em 2017, em casa. As minas-tenistas ganharam o primeiro título do Sul-Americano sobre o projeto então comandado pelo técnico Bernardinho, em 2018, na capital mineira. 

(Foto: CSV/Divulgação)


O jogo começou com o Praia dominante, enquanto o Minas demonstrou irregularidade e até um pouco de falta de confiança. As aurinegras fecharam em 25 a 17 e deram impressão de que venceriam em 3 a 0. As minas-tenistas reagiram na parcial seguinte, chegaram a abrir cinco pontos no início, só que permitiram a reação do rival. O MTC retomou a dianteira e empatou com 25 a 21.

O terceiro set foi bem semelhante ao primeiro. O Praia controlou as ações e teve atuação destacada no bloqueio, até fechar em 25 a 17. O Minas, no entanto, buscou a reação depois de crescer ao longo da quarta parcial e fez 25a 19. No tie-break, a equipe do Triângulo não deu chance e, com bola de meio de Carol, coroou campanha perfeita: 15 a 7, 3 a 2

Confira a seleção das melhores do Sul-Americano


Central: Carol Gattaz (Minas)
Central: Thaisa (Minas)
Levantadora: Ana Cristina (Brasília)
Oposta: Brayelin Martínez (Praia)
Ponteira: Anne Buijs (Praia)
Ponteira: Kasiely (Praia)
Líbero: Léia (Minas) 
Melhor jogadora: Claudinha (Praia)

Tags: distrito federal Brasília Minas praia clube Mundial sul-americano de vôlei sesi taguatinga