Futebol Nacional

MORTE DE ALEX ALVES

Vítima de doença rara, ex-atacante Alex Alves morre no interior de São Paulo

Ex-jogador, de 37 anos, teve falência múltipla dos órgãos após transplante de medula

postado em 14/11/2012 10:17 / atualizado em 14/11/2012 20:53

Arquivo Estado de Minas

O ex-atacante Alex Alves, que estava em tratamento de uma doença rara na medula óssea, chamada Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN), faleceu na manhã desta quarta-feira, no interior de São Paulo, aos 37 anos. Ele estava internado no Hospital Amaral Carvalho, de Jaú-SP.

O corpo do ex-jogador chega a Salvador às 9 horas desta quinta-feira e o sepultamento está confirmado para as 16h no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas. O Vitória, clube que o revelou, arcará com as despesas do funeral.

De acordo o médico responsável pelo caso, Alex Alves faleceu por complicações e falência múltipla dos órgãos após o transplante de medula a que foi submetido em 5 de outubro. O doador foi o irmão do ex-jogador.

“Ele poderia ter sido transplantado antes, mas por questões pessoais da família, prefiro não comentar. É um dia muito triste. Alex tinha uma doença rara que teve alterações que já afetavam outros órgãos antes do transplante. O transplante foi bem sucedido. A medula se regenerou, mas a mesma medula causou a rejeição ao corpo dele. Essa agressão atingiu pele, fígado e intestino”, explicou o hematologista Mair Pedro de Soouza.

O médico ainda afirmou que Alex Alves estava com um quadro de trombose. “Ele apresentou um quadro de trombose no membro inferior. A cada 1.900 transplantes de medula, apenas 20 apresentam a mesma doença dele”.


Com dificuldade financeira, Alex Alves contou com a ajuda de amigos para bancar o tratamento em um dos melhores centros de oncologia do Brasil.

Alex Alves estava afastado dos gramados desde 2010, quando defendeu o União Rondonópolis, do Mato Grosso. Entre os anos de 1998 e 1999, o atleta teve seu melhor momento na carreira, vestindo a camisa do Cruzeiro.

Após o sucesso na equipe estrelada, foi vendido para o Hertha Berlin, da Alemanha. Lá, ficou até 2003, quando voltou para Belo Horizonte para defender o Atlético. Alternando bons e maus momentos, foi vendido em 2004 e não conseguiu mais repetir o bom futebol.

O jogador ainda passou por Vitória, Palmeiras, Juventude, Portuguesa, Vasco, Boavista, Fortaleza e Kavala, da Grécia.

Reveja alguns gols de Alex Alves por Cruzeiro e Atlético


Tags: cruzeiroec atleticomg