Futebol Nacional

COPA DO BRASIL

Com chance de clássico, mineiros conhecem rivais das oitavas da Copa do Brasil

Sorteio será realizado nesta sexta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro

postado em 20/04/2018 09:00 / atualizado em 20/04/2018 09:34

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
América, Atlético e Cruzeiro conhecerão seus adversários nas oitavas de final da Copa do Brasil na manhã desta sexta-feira. E já existe a possibilidade de um clássico entre os dois principais rivais mineiros na próxima fase. Os sorteios para a definição dos confrontos e dos mandos de campos estão marcados para 11h e meio-dia, respectivamente, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Com a classificação conquistada na quarta-feira, o Galo se juntou à Raposa, que entra nesta fase por estar na Copa Libertadores; e ao Coelho, pelo título da Série B, na temporada passada. O Atlético avançou às oitavas depois de vencer o Ferroviário por 4 a 0 no confronto de ida da quarta fase. Na volta, em partida disputada no Castelão, os times empataram por 2 a 2, o que selou a classificação alvinegra.

O Atlético enfrentará uma das equipes do pote A, que conta com times que entraram no torneio pela Libertadores, inclusive o Cruzeiro, além de Grêmio, Corinthians, Santos, Palmeiras, Vasco, Flamengo e Chapecoense. No pote 2, mesmo do Galo, está o América, que também enfrentará um dos times que disputam o torneio continental em 2018. Além deles, estão Goiás, Ponte Preta, Vitória, Atlético-PR, Bahia (campeão da Copa do Nordeste), e Luverdense (vencedor da Copa Verde).

Como o confronto nas oitavas será contra uma equipe da Libertadores (com exceção da Chapecoense, já eliminada), o Atlético provavelmente terá que remanejar a data da partida de volta contra o San Lorenzo, pela Copa Sul-Americana. No calendário do futebol brasileiro disponibilizado pela CBF, há cinco datas reservadas para disputa das oitavas da Copa do Brasil: 25 de abril, além de 2, 9, 16 e 23 de maio. Entretanto, os clubes da Libertadores ainda disputam o torneio pela fase de grupos, com isso terão apenas duas datas para a copa nacional.

Como o Atlético chegou às oitavas de final
Bruno Cantini/Atlético
 
Na primeira fase da Copa do Brasil, o Atlético enfrentou o Atlético Acreano. Com um resultado surpreendente, o Galo viu seu xará abrir o placar e teve que correr atrás do empate para conseguir se classificar - a partida terminou empatada por 1 a 1. 

Na segunda fase, a situação foi mais tranquila. O clube alvinegro foi até a Paraíba enfrentar o Botafogo local, e se classificou depois de goleada por 4 a 0, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

Na fase seguinte, o Galo voltou a passar por dificuldade. Dessa vez o adversário foi o Figueirense. Na ida, disputada no Orlando Scarpelli, em Santa Catarina, o Galo venceu o adversário por 1 a 0. Na volta, no Independência, o time catarinense foi para cima e conseguiu a vitória por 2 a 1. Sem o critério do gol qualificado, o resultado levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, mais uma vez, o goleiro Victor foi decisivo, ao pegar duas penalidades.

Assim, o Atlético avançou à quarta fase, quando enfrentou o Ferroviário-CE. Na ida, no Independência, goleada mineira por 4 a 0. Já na partida de volta, no Castelão, o Galo teve que correr atrás do empate, depois de ver o adversário marcar duas vezes. Roger Guedes e Gustavo Blanco marcaram os gols atleticanos.

Como o Cruzeiro chegou às oitavas de final
Ramon Lisboa/EM/D.A Press
 
O Cruzeiro é um dos oito times que não precisaram disputar as primeiras fases da Copa do Brasil. Os clubes que disputam a Copa Libertadores já entram automaticamente nas oitavas.

A Raposa, atual campeã do torneio nacional, se classificou para a competição continental depois do título sobre o Flamengo, conquistado no ano passado. Com o quinto lugar alcançado no Campeonato Brasileiro, o clube celeste também se classificaria, conquistando a vaga automática na Copa do Brasil.

Como o América chegou às oitavas de final
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
 
Com 71 pontos nas 38 rodadas disputadas, o América sagrou-se campeão da Série B - o título cede uma vaga às oitavas. A conquista veio com a vitória sobre o CRB na última rodada da competição. O gol foi marcado pelo zagueiro Rafael Lima.

Tags: atleticomg cruzeiroec americamg futnacional interiormg copadobrasil