Futebol Nacional

CAMPEONATO PAULISTA

Palmeiras bate São Paulo no Pacaembu e deixa rival sob risco no Paulista

Alviverde vence com belo gol de Carlos Eduardo e se classifica

postado em 16/03/2019 18:40 / atualizado em 16/03/2019 19:06

<i>(Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)</i>
O Palmeiras foi ao Pacaembu na tarde deste sábado e volta para casa com a missão cumprida. O time bateu o São Paulo por 1 a 0, pelo Campeonato Paulista, garantiu classificação antecipada para as quartas de final e ainda deixou o rival ainda mais em crise. A equipe tricolor corre sério risco de sair do Estadual ainda na primeira fase e ainda deixou o campo sob vaias da torcida.

A chave da vitória palmeirense foi a paciência. Depois de jogar mal no primeiro tempo e não levar perigo, a equipe esperou se organizar para buscar a vitória quando o adversário desse espaço. O objetivo foi cumprido no segundo tempo, com o golaço decisivo marcado por Carlos Eduardo, atacante que fez seu primeiro gol com a camisa alviverde. Ao São Paulo, restou a ira da torcida e o desânimo de ter perdido o terceiro clássico do ano.

O jogo

A necessidade de ganhar para não correr o risco de ser eliminado deixou o São Paulo acelerado em campo. O time do Morumbi buscava dar toques rápidos e cercar a saída de bola adversária. Deu certo. O Palmeiras não conseguia ameaçar, pois penava para superar a pressão são-paulina. Com Felipe Melo e Moisés muito marcados por Luan e Hudson, a bola sequer chegava ao setor ofensivo.

Com a postura de trocar passes e esfriar o rival, o Palmeiras passou o primeiro tempo sem finalizar a gol e com alguns sustos na defesa. O São Paulo incomodava principalmente com Antony, Gonzalo Carneiro e Hernanes e deu trabalho para Weverton. A partida cheia de faltas e de lances violentos foi para o intervalo com problemas para o time do técnico Luiz Felipe Scolari, pois levou quatro cartões amarelos e ficou com a dupla de zaga pendurada.

A inércia do primeiro tempo fez Felipão mexer no intervalo. Após quase não tocar na bola, Borja saiu e Carlos Eduardo entrou para fazer o Palmeiras tentar igualar a velocidade do São Paulo. Ricardo Goulart virou centroavante, Dudu passou a ser meia e o time finalmente levou perigo. O jogo ficou mais equilibrado, porém continuou com lances violentos, passes errados e poucas finalizações.

O São Paulo sentiu no segundo tempo a perda de Hernanes, machucado, e, sem a liderança técnica, perdeu poder de fogo. O Palmeiras conseguiu controlar o jogo e aos poucos passou a levar perigo. Até que aos 34 minutos, Carlos Eduardo tabelou com Dudu e fez um golaço. O chute forte bateu duas vezes no travessão e entrou. A desvantagem provocou a ira dos são-paulinos nas arquibancadas do Pacaembu.

A torcida passou a xingar o time, com gritos de "amarelão" e "sem vergonha", além de cobrar contratações e atacar o presidente do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. Abatido, o São Paulo nem passou perto de conseguir empatar. Os jogadores dentro de campo pareciam sentir vergonha da crise e tristeza pela situação delicada do time, que está perto de mais um vexame.

Já atrás do Ituano, com 17 pontos, o São Paulo soma 14, em segundo lugar no Grupo D, mas pode ser ultrapassado pelo Oeste, que soma 12 e vai visitar o Corinthians no domingo, em Itaquera. Na rodada final, quarta-feira, o São Paulo atuará fora de casa contra o São Caetano. Líder do Grupo B com 22 pontos, o Palmeiras receberá a Ponte Preta, no Allianz Parque, na quarta.

SÃO PAULO 0 X 1 PALMEIRAS

SÃO PAULO
Tiago Volpi; Igor Vinícius, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo (Léo); Luan (Éverton Felipe), Hudson e Hernanes (Brenner); Antony, Gonzalo Carneiro e Pablo
Técnico: Vágner Mancini

PALMEIRAS

Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Gómez e Victor Luís; Felipe Melo, Moisés (Bruno Henrique) e Ricardo Goulart; Gustavo Scarpa, Dudu (Jean) e Borja (Carlos Eduardo)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Local: Pacaembu, em São Paulo
Data: sábado, 16 de março
GOL: Carlos Eduardo, aos 34min do 2ºT
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto
Público: 17.755 pagantes
Renda: R$ 689.900
Cartões amarelos: Moisés, Pablo, Gómez, Antônio Carlos, Borja, Anderson Martins, Carlos Eduardo

Tags: paulista2019 palmeirassp saopaulosp paulista estadual pacaembu