Futebol Nacional

FUTEBOL NACIONAL

Pandemia do novo coronavírus afeta 25 dos 27 campeonatos estaduais no Brasil

Antes da suspensão ser decidida, algumas partidas foram disputadas com portões fechados

postado em 17/03/2020 13:59 / atualizado em 17/03/2020 23:53

(Foto: Divulgação/ Mineirão)


A pandemia do novo coronavírus afetou 92,5% dos campeonatos estaduais em disputa no Brasil. Dos 27 torneios deste ano, 25 foram impactados de alguma forma pela doença, seja pela suspensão ou pelos jogos terem de ser disputados com os portões fechados. As competições que até agora permanecem sem alteração são de localidades com números baixos de registros da doença e também de pouca tradição futebolística, nas regiões Norte e Centro-Oeste do País.

No cenário atual, predomina a paralisação dos estaduais, inclusive com os principais campeonatos afetados. Os regionais mais valorizados do Brasil, como o Paulista, o Carioca, Gaúcho e o Mineiro estão entre as competições suspensas. As medidas foram tomadas pelas federações locais como forma de conter a propagação do novo coronavírus e atenderam, inclusive, pedidos das próprias equipes e as recomendações da CBF

Nesta terça-feira, depois de reunião entre dirigentes na sede da CBF, a Federação Goiana de Futebol anunciou a suspensão do Estadual. A entidade regional mudou de ideia, já que, a princípio, definira pela realização dos jogos com portões fechados. 

Antes da suspensão ser decidida, algumas partidas do último fim de semana foram disputadas com os portões fechados nestes Estaduais. No Paulista, por exemplo, o clássico entre São Paulo e Santos, no Morumbi, assim como a partida entre Corinthians e Ituano, em Itaquera, não tiveram a presença de público. O mesmo se repetiu em alguns outros estados, inclusive em clássicos. O encontro entre Coritiba e Athletico, pelo Paranaense, também não teve torcida.

Menos radical do que suspender o torneio, a escolha por realizar partidas com os portões fechados é a decisão do momento em nove Estaduais pelo Brasil. A maior parte dessa determinação foi em estados do Nordeste, como Bahia, Ceará, Piauí e Paraíba. Nesses torneios, a opção por continuar com a disputa se deu principalmente para atender a um pedido das equipes pequenas, que dependem das verbas de patrocínio para manterem as contas em dia.

"O principal problema está nos clubes menores, que não conseguem alongar contratos com atletas. Continuar com portões fechados seria um caminho. Mas representa risco. Tentamos, mas entendo que não será possível continuar. Nossa solidariedade aos combativos clubes do interior", escreveu no Twitter o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani.

Tudo normal

Em apenas dois estados do Brasil, os campeonatos regionais vão continuar sem nenhuma intercorrência. Em Mato Grosso e Tocantins, o calendário prevê a manutenção das partidas, inclusive com torcedores nas arquibancadas. Já o Campeonato Acreano terá nesta terça-feira a decisão do primeiro turno entre Atlético e Galvez, porém sem a presença de público. O jogo foi adiado por falta de luz no último domingo.

Confira como está a situação de cada campeonato estadual:

Acre - Jogos com portões fechados

Alagoas - Suspenso

Amapá - Jogos com portões fechados

Amazonas - Suspenso

Bahia - Jogos com portões fechados

Ceará - Jogos com portões fechados

Distrito Federal - Jogos com portões fechados

Espírito Santo - Suspenso

Goiás - Suspenso

Maranhão - Suspenso

Mato Grosso - Continua normalmente

Mato Grosso do Sul - Jogos com portões fechados

Minas Gerais - Suspenso

Pará - Suspenso

Paraíba - Jogos com portões fechados

Paraná - Suspenso

Pernambuco - Suspenso

Piauí - Jogos com portões fechados

Rio de Janeiro - Suspenso

Rio Grande do Norte - Jogos com portões fechados

Rio Grande do Sul - Suspenso

Rondônia - Suspenso

Roraima - Jogos com portões fechados

Santa Catarina - Suspenso

São Paulo - Suspenso

Sergipe - Suspenso

Tocantins - Continua normalmente

Tags: interiormg futnacional coronavirus paulista2020 carioca2020