Futebol Nacional

FUTEBOL NACIONAL

Psicólogo fala sobre trabalho com o elenco durante pandemia

Os alvinegros têm investido nos trabalhos virtuais com o elenco

postado em 21/05/2020 16:05

(Foto: Vitor Silva/Botafogo)
O Botafogo tomou a decisão de não retornar os treinos presenciais mesmo após o protocolo de segurança criado pela Ferj. Com isso, os alvinegros têm investido nos trabalhos virtuais com o elenco.

Além dos treinos físicos, outros departamentos estão envolvidos no dia a dia dos jogadores. Um deles é o psicólogo Paulo Ribeiro, que explicou como tem trabalhado com os atletas.

“Precisamos nos adaptar a uma nova realidade. Nosso fisiologista Manoel Coutinho criou um formulário para os atletas responderem de maneira rápida. Nesse questionário eu tenho três tópicos sobre como o atleta está se sentindo naquele momento, no pré-treino, no pós-treino. Conseguimos reunir, num único formulário, todas as informações do atleta. Nós temos treinado todo dia às 10h da manhã. Todos os dias, após a atividade, eles respondem o formulário. Se eles respondem uma nota 4, ou 5 no nível de estresse, por exemplo, já entro em contato com o jogador. Deixo os parabéns para o Manoel Coutinho pelo questionário maravilhoso”, disse ao canal BrauneFogo, no Youtube.

Paulo Ribeiro falou sobre as mudanças no trabalho do psicólogo dentro de de um clube de futebol. O profissional relatou que os jogadores já são mais receptivos, diferente do que era antigamente.

“O que mais me incomodava, é quando as pessoas diziam: “O atleta tem um problema. Vai conversar com o psicólogo”. É essa ideia que tinham há 30 anos, como se fôssemos disciplinadores. Hoje, o que mais me incomoda é quando alguém me esconde uma informação. Eu vivo de informação. Esse trabalho só ganha corpo com o tempo. É preciso uma confiança com os atletas. Hoje tenho um nível de relacionamento muito bom com os principais jogadores e muitas vezes eles facilitam a minha comunicação. Já é difícil para o jogador de futebol masculino falar sobre emoção. Os jogadores reproduzem esse imaginário, mas já melhorou bastante”, declarou.

Os dirigentes alvinegros rechaçaram qualquer movimentação para retomar os treinos no Nilton Santos. Tanto que o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro afirmou que o Botafogo iria abdicar da disputa do Campeonato Carioca se a competição for reiniciada sem a autorização das autoridades cariocas.

Tags: futnacional botafogorj