Futebol Nacional

BRASILEIRO

CBF e clubes planejam Brasileiro com início em agosto e término em fevereiro

Séries A e B teriam 38 rodadas e se prolongariam até começo de 2021

postado em 25/06/2020 21:17 / atualizado em 25/06/2020 22:09

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Em reunião nesta quinta-feira, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Comissão Nacional de Clubes (CNC) esboçaram o modelo e datas de disputa do Brasileiro. O plano prevê que o início das competições ocorra em agosto, com a Série A no dia 9, um domingo, e a Série B no sábado (8). Os campeonatos, com 38 rodadas, se prolongariam até fevereiro de 2021.

De acordo com nota publicada no site da CBF, as datas básicas e o cronograma foram propostas pelo presidente da entidade, Rogério Caboclo, e tiveram boa recepção da Comissão Nacional de Clubes, que representa 40 agremiações que disputam as Séries A e B.

No texto, a CBF frisa que o retorno do futebol depende de liberação das autoridades de saúde. A entidade informou ainda que 19 dos 20 clubes da Série A se deram sinal verde para jogar fora das respectivas cidades, caso os municípios de origem não possam receber eventos esportivos por causa da pandemia do novo coronavírus.  

Sobre a sequência da Copa do Brasil, as datas seriam remanejadas de forma alternada com as rodadas do Campeonato Brasileiro. A proposta é pela retomada do torneio com dois jogos por semana, à exceção de eventuais datas reservadas pela Fifa para partidas oficiais e amistosos.

Os três representantes mineiros, América, Atlético e Cruzeiro, acompanharam a reunião desta quinta-feira. No caso do clube celeste, caso a projeção de datas seja confirmada e oficializada, a Raposa vai comemorar o centenário, em 2 de janeiro de 2021, em meio à disputa da segunda divisão nacional.

Depois da divulgação da nota da CBF, o Cruzeiro se posicionou sobre o cronograma de datas da Série B. Em comunicado à imprensa, o clube celeste afirmou que “mantém sua posição favorável ao retorno das competições, desde que todos os protocolos de segurança sejam seguidos e haja a garantia de preservação da saúde não só dos atletas, como de todos os demais envolvidos. O Clube ainda informa que acompanha ativamente todas as discussões sobre a retomada dos campeonatos e torce para que o retorno aconteça de maneira segura.”

Tags: brasileiro CBF serieb clubes americamg atleticomg cruzeiroec interiormg atleticopr flamengorj vascorj botafogorj fluminenserj saopaulosp corinthianssp palmeirassp gremiors internacionalrs seriea vitoriaba santossp criciumasc bahiaba figueirensesc bragantinosp goiasgo coritibapr avaisc fortalezace cearace joinvillesc csaal