Futebol Nacional

CAMPEONATO BRASILEIRO

CBF desiste de adiar jogos de Atlético, Flamengo, Palmeiras e Internacional

Após pedido de atletas, CBF mantém datas de origem para o Brasileirão

postado em 01/10/2021 21:12 / atualizado em 01/10/2021 22:27

(Foto: AGIF)

A Confederação Brasileira de Futebol desistiu de adiar jogos de Atlético, Flamengo, Palmeiras e Internacional na Série A. A decisão foi tomada nesta sexta-feira pela entidade depois de um pedido da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) para que o calendário da temporada fosse concluído no próprio ano de 2021.

“A entidade recebeu nesta quinta-feira, 30 de setembro, ofício da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) reforçando a necessidade do pleno cumprimento do acordo firmado junto ao Ministério Público do Trabalho em agosto de 2020, que estabelece a primeira quinzena de dezembro como prazo limite para encerramento das atividades desta temporada”, manifestou-se a CBF, por meio de nota oficial.

“Este acordo, homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, quando da retomada dos jogos no Brasil após a parada dos campeonatos por conta da pandemia, garante férias integrais e um período adequado de pré-temporada aos clubes e atletas antes do início das competições de 2022”, complementou.

A Confederação chegou a cogitar a mudança de data de alguns jogos de modo que os clubes não fossem prejudicados pelas convocações de atletas para a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022. Há rodadas previstas para os dias 7, 10 e 14 de outubro e 11 e 16 de novembro.

No Brasil, o técnico Tite chamou o goleiro Weverton (Palmeiras), o lateral-esquerdo Guilherme Arana (Atlético), o volante Edenílson (Internacional), o meia Everton Ribeiro (Flamengo) e o atacante Gabigol (Flamengo).

O Galo ainda tem o zagueiro Junior Alonso no Paraguai e o meio-campista Alan Franco a serviço do Equador. Por sua vez, Eduardo Vargas é dúvida no Chile, uma vez que foi diagnosticado com entorse no tornozelo direito. Outros nomes de peso são o uruguaio Arrascaeta e o chileno Isla, ambos do Flamengo, e o paraguaio Gustavo Gómez, do Palmeiras.

A intenção da CBF era estender a temporada 2021 até 29 de dezembro. “Porém, após um estudo detalhado da tabela, os adiamentos se tornaram inviáveis por conta da inexistência de datas disponíveis a partir da limitação estabelecida no acordo com os atletas”.

Assim, além de manter as rodadas conforme originalmente marcadas, a CBF ajustou a data de encerramento do Brasileirão de 5 para 9 de dezembro “em decorrência da final da Libertadores ser disputada entre dois clubes do país e dos remanejamentos realizados na data Fifa de setembro”. Já os confrontos da decisão da Copa do Brasil serão realizados nos dias 12 e 15 de dezembro.

JOGOS MANTIDOS NAS DATAS ORIGINAIS


Atlético

Chapecoense - quarta-feira, 06/10, às 19h, na Arena Condá, em Chapecó-SC

Ceará - sábado, 09/10, às 16h30, no Mineirão, em Belo Horizonte

Santos - Belo Horizonte, a definir data e horário

Flamengo

Bragantino - quarta-feira, 06/10, às 20h30, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista-SP

Fortaleza - sábado, 09/10, às 19h, no Castelão, em Fortaleza

Juventude - Rio de Janeiro, a definir data e horário

Palmeiras

América - quarta-feira, 06/10, às 21h30, no Independência, em Belo Horizonte

Bragantino - sábado, 09/10, às 21h, no Allianz Parque, em São Paulo

Bahia - Salvador, a definir data e horário

Internacional

Ceará - quarta-feira, 06/10, às 19h, no Castelão, em Fortaleza

Chapecoense - domingo, 10/10, às 11h, no Beira-Rio, em Porto Alegre

América - Porto Alegre, a definir data e horário

Tags: copadobrasil atleticomg interiormg flamengorj palmeirassp internacionalrs seriea