CAMPEONATO MINEIRO

Atlético vence América em novo clássico com arbitragem polêmica e fica a um empate da final do Mineiro

Time alviverde teve dois gols anulados por impedimento, um deles duvidoso; Cazares decretou resultado no Independência

postado em 22/03/2018 22:00 / atualizado em 23/03/2018 14:48

Juarez Rodrigues/EM/D. A Press
Atlético e América fizeram mais um clássico agitado e com polêmicas na noite desta quinta-feira, no Independência, em Belo Horizonte. Assim como ocorreu no duelo da sétima rodada do Campeonato Mineiro, a arbitragem foi protagonista no duelo de ida da semifinal. O trio formado por Igor Júnio Benevenuto, Felipe Alan Costa de Oliveira e Ricardo Junio de Souza anulou, por impedimento, dois gols do time alviverde, o primeiro deles de forma equivocada (imagens da TV comprovaram o erro do assistente). Posteriormente, Cazares anotou o único gol da partida e decretou a vitória da equipe mandante por 1 a 0.

O resultado dá ao Atlético a vantagem de jogar por empate na segunda partida da semifinal. O América iniciou o duelo com a possibilidade de empatar os dois jogos e, ainda assim, avançar. Agora, os comandados de Enderson Moreira precisam vencer por qualquer placar para seguir na competição.

O primeiro tempo teve domínio alvinegro na maior parte do tempo. O Atlético apostou na velocidade dos pontas Erik e Luan para municiar Ricardo Oliveira. O centroavante teve seguidas chances de abrir o placar, mas não obteve sucesso. No final da etapa, a arbitragem assinalou impedimento no lance gol do América, marcado por Aylon. Na jogada, o assistente entendeu que o lateral-direito Norberto, do América, tocou de cabeça na bola antes da conclusão final de Aylon, o que deixaria o atacante em condição de impedimento. No entanto, imagens de TV confirmaram que não houve o desvio. A diretoria americana reclamou muito desse lance ao fim do duelo.

A segunda parte da partida começou com o América melhor. Já aos 4', a arbitragem marcou corretamente o impedimento de Rafael Moura no lance que abriria o placar. Em seguida, o Atlético retomou as rédeas da partida e contou com o gol de Cazares para sair em vantagem após o confronto de ida.

América e Atlético decidem o duelo neste domingo, a partir das 16h. O jogo será novamente no Independência, desta vez com mando alviverde. No mesmo dia, mas às 11h, Cruzeiro e Tupi se enfrentam no Mineirão. Na partida de ida da semifinal, em Juiz de Fora, o time celeste venceu por 1 a 0.

Chances criadas, empate e polêmica

No início da partida, o Atlético apostava principalmente em jogadas pelos lados do campo. Erik, na esquerda, e Luan, pela direita, eram bastante acionados. Dos dois, a bola partia especialmente para Ricardo Oliveira.

Nos 15 primeiros minutos, o centroavante finalizou três vezes contra o gol defendido por Jory – substituto de João Ricardo, vetado por conta de uma lesão de grau 2 no reto femural direito. As conclusões, entretanto, não alteraram o placar.

O América ficava menos com a bola. Quando a tinha, buscava transições rápidas e finalizações de média distância. Foi dessa forma que Serginho, em duas oportunidades, tentou surpreender Victor. O meia foi uma das principais preocupações do Atlético durante o primeiro tempo, assim como Rafael Moura – vaiado pela torcida alvinegra sempre que participava das jogadas.

O clássico esquentou aos 20 minutos. Elias foi lançado nas costas da zaga e apareceu de frente para Jory. O goleiro saiu mal e, no entendimento da arbitragem, cometeu falta nas proximidades da área. Igor Júnio Benevenuto o puniu com cartão amarelo. A decisão foi contestada pelos dois lados. Os atleticanos pediram a expulsão; os americanos alegaram que foi um choque normal. No fim das contas, Ricardo Oliveira cobrou a falta por cima.

E foi do centroavante alvinegro a maior chance perdida em toda a primeira etapa. Após bela troca de passes com Luan, Patric cruzou rasteiro. Ricardo Oliveira recebeu livre, de frente para o gol, mas finalizou para fora.

O América respondeu já no final do primeiro tempo. Luan saiu da esquerda para direita. No lado oposto ao que costuma atuar, o camisa 11 cortou para dentro, saiu da marcação de Fábio Santos e cruzou na área. Aylon completou de perna esquerda para o fundo das redes.

O gol, entretanto, foi anulado pela arbitragem. No lance, o assistente entendeu que o lateral-direito Norberto, do América, tocou de cabeça na bola antes da conclusão final de Aylon, o que deixaria o atacante em condição de impedimento. No entanto, imagens de TV confirmaram que não houve o desvio.



Mais polêmica e gol decisivo

O América mudou a proposta no início do segundo tempo. O time avançou as linhas de marcação e impediu o Atlético de sair para o jogo com a bola pelo chão. Os comandados de Enderson Moreira dominavam espaço e bola.

E não demorou muito para o trio de arbitragem tomar mais uma decisão bastante questionada pelos jogadores do América. Aos 4', Rafael Lima cabeceou para as redes após cobrança de escanteio. O auxiliar Felipe Alan Costa de Oliveira viu um desvio no pé direito de Rafael Moura e anulou o gol. Mais reclamação no Independência.
O Atlético ganhou novo ânimo a partir dos 16', quando Thiago Larghi fez duas substituições. Otero e Gustavo Blanco entraram, respectivamente, nos lugares de Erik e Elias. O experiente volante deixou o gramado sob um misto de vaias e aplausos da torcida alvinegra.

O cenário do jogo se reverteu e voltou a ter o Atlético como o time que propõe mais ações ofensivas. Luan, próximo à pequena área, Cazares, de média distância, e Ricardo Oliveira, de cabeça, arriscaram, mas não conseguiram abrir o marcador.

A mudança de postura alvinegra deu resultado aos 30'. O Atlético fez jogada pela esquerda, já na entrada da área rival. Após ser desarmado, Cazares recuperou a posse e finalizou rasteiro, no canto direito de Jory. Sem muita força, mas bem colocada, a bola morreu no fundo das redes – para a explosão da torcida.

O América ensaiou uma 'blitz' nos minutos seguintes. O time chegou com perigo em bolas cruzadas na área e encurralou os defensores rivais. O Atlético, já com outra postura, apostava nos contra-ataques. Foi deste modo que Cazares, ao receber passe de Ricardo Oliveira, quase ampliou o marcador. No finalzinho, Luan, de cabeça, teve a oportunidade de empatar o duelo. A bola, entretanto, foi para fora.

ATLÉTICO 1 X 0 AMÉRICA

Atlético
Victor; Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias (Gustavo Blanco, aos 16' do 2ºT); Luan (Tomás Andrade, aos 34' do 2ºT), Cazares e Erik (Otero, aos 16' do 2ºT); Ricardo Oliveira.
Técnico: Thiago Larghi

América
Jory; Norberton, Messias, Rafael Lima e Giovanni; Zé Ricardo e David (Wesley, aos 31' do 2ºT); Aylon (Marquinhos, aos 25' do 2ºT), Serginho (Ruy, aos 40' do 2ºT) e Luan; Rafael Moura.
Técnico: Enderson Moreira

Gol: Cazares, aos 30' do 2ºT (ATL)
Cartões amarelos: Erik, aos 6', e Fábio Santos, aos 32' do 2ºT (ATL). Aylon, aos 18', Jory, aos 21', e Norberto, aos 43' do 1ºT; Giovanni, aos 34', e Luan, aos 46' do 2ºT (AME)
Público: 14.542 torcedores
Renda: R$ 180.205,00
Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 22 de março de 2018, às 20h
Árbitro: Igor Júnio Benevenuto (CBF)
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira (CBF) e Ricardo Junio de Souza (CBF)

Tags: americamg atleticomg interiormg seriea cazares arbitragem polêmicas