FUTEBOL MINEIRO

Federação Mineira demite Giulliano Bozzano, presidente da Comissão de Arbitragem

Profissional foi informado de seu desligamento na tarde desta segunda-feira

postado em 22/04/2019 18:22 / atualizado em 22/04/2019 19:00

<i>(Foto: Matheus Muratori/Superesportes)</i>
Dois dias depois da finalíssima do Estadual, a Federação Mineira de Futebol (FMF) optou pela demissão de Giulliano Bozzano, chefe de arbitragem da entidade desde 2014. A informação foi divulgada inicialmente pela Rádio Itatiaia e confirmada pelo Superesportes com o próprio profissional, que não se mostrou surpreso com a decisão do presidente Adriano Aro.

“Fui chamado para uma conversa com o presidente e me informaram sobre a reformulação que decidiram fazer. Tudo tem início e fim. A Federação optou por realmente fazer essa oxigenação. Foi uma conversa franca, tranquila. O respeito e carinho que tenho pela Federação é enorme. É um lugar muito bom de se trabalhar. É um ciclo que termina e de repente pode chegar alguém que pode agregar mais”, disse à reportagem.

Em comunicado oficial, publicado nas redes sociais, a FMF informou que o atual diretor de competições, Leonardo Barbosa, assumirá a presidência da Comissão de Arbitragem de forma interina. Não há detalhes sobre quando a entidade pretende anunciar novo profissional para o cargo.

Bozzano foi demitido pela Federação Mineira depois de uma série de críticas do Atlético ao VAR. Nos dois jogos da decisão do Estadual, o diretor de futebol do clube alvinegro, Rui Costa, disparou publicamente contra a forma como o árbitro de vídeo foi utilizado. 

O ex-chefe de arbitragem da FMF também se envolveu em polêmica com Mano Menezes. Em 10 de março, o treinador discutiu com Bozzano no intervalo do jogo entre Cruzeiro e Tombense, na fase de classificação do Campeonato Mineiro. Na ocasião, o comandante celeste se queixou do gol de Marquinhos Gabriel anulado pelo assistente número dois, Marcus Vinícius Gomes, aos 44min do primeiro tempo.

“São coisas normais no futebol. O futebol é apaixonante, exige garra, disposição. Eles agiram de forma aguerrida para proteger seus clubes, suas instituições, e eu da mesma forma. Não levo tristeza alguma de Minas Gerais, não há problema. Acho que tudo foi no respeito, tudo bastante ponderado, feito de forma educada. Nunca me senti desrespeitado”, complementou o ex-árbitro. 

Giulliano Bozzano assumiu a presidência da Comissão de Arbitragem da FMF em outubro de 2014 e, à época, substituiu José Eugênio. Ex-árbitro do quadro das federações de Santa Catarina e Distrito Federal, ele parou de apitar em 2010. Antes de assumir o cargo em Minas, Bozzano era assessor jurídico da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf).

Tags: Federação Mineira de Futebol Giulliano Bozzano fmf interiormg atleticomg cruzeiroec