CAMPEONATO MINEIRO 2020

Campeonato Mineiro de 2020 não terá quartas de final; dois novos torneios serão disputados

Formato da competição foi definido em reunião nesta terça, na sede da FMF

postado em 29/10/2019 15:30 / atualizado em 29/10/2019 17:50

<i>(Foto: Divulgação/FMF)</i>

O Campeonato Mineiro de 2020 não terá quartas de final. No conselho técnico realizado na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF) na tarde desta terça-feira, clubes e federação definiram a extinção da fase, disputada em jogo único nesta temporada.

Com isso, a competição contará com 15 datas - uma a menos em relação à edição de 2019. A decisão é considerada uma vitória dos clubes da capital. América, Atlético e Cruzeiro haviam se posicionado favoravelmente pela redução do número de jogos, enquanto as equipes do interior preferiam a manutenção do modelo anterior.

Durante a reunião, clubes do interior, inclusive, sugeriram o aumento do número de datas para 17. Essa possibilidade foi rechaçada em função de questões estruturais, que dificultariam a disputa de partidas durante o carnaval.

Na primeira fase do Campeonato Mineiro, os 12 clubes se enfrentam em turno único, em 11 rodadas. Os quatro melhores avançam para o mata-mata.

Nas semifinais, o líder enfrenta o quarto colocado, enquanto o segundo encara o terceiro. Os classificados duelam na final. Os confrontos do mata-mata terão jogos de ida e volta.

O Campeonato Mineiro de 2020 começa no dia 22 de janeiro, uma quarta-feira. Não haverá jogo em 22 de fevereiro, sábado de carnaval.

Novos torneios

Outras duas novidades marcaram o encontro. Ficou definida a realização do Troféu Inconfidência, que envolverá quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados da primeira fase. O vencedor dessa competição disputará a Recopa contra o melhor colocado geral do interior.

Avaliação dos clubes da capital

Representantes de América, Atlético e Cruzeiro comemoraram o formato adotado para o Campeonato Mineiro de 2020. "Além da possibilidade de ter uma data a menos, uma outra coisa que foi avaliada pela direção do Cruzeiro foi a competitividade no Campeonato Mineiro. Numa competição em que de 12 clubes se classificam oito, o nível de competitividade fica muito baixo", avaliou o gerente de futebol do Cruzeiro, Marcone Barbosa.

Gerente de futebol do Atlético, Marques concordou com a análise do colega. "Foi uma ótima reunião. Os trabalhos foram conduzidos da melhor maneira, sobretudo sobre o regulamento. Houve uma mudança importante. Contempla também do quinto ao oitavo, que vão ainda brigar por troféu. A federação se prontificou, ainda, a buscar um pleito para essas equipes a nível de Copa do Brasil e Série D. Ficou de bom tamanho, de fácil entendimento. Acredito que contemplou os 12 clubes presentes", disse.

Paulo Bracks, diretor de futebol do América, acredita que o campeonato vai ficar mais atrativo. "Entendemos como positivo o conselho técnico. Foi de forma unânime a fórmula de disputa. Uma data a menos promove melhor o campeonato, beneficia o produto campeonato mineiro, para não ter tantos jogos no meio e no final de semana", disse.

Outras definições


  • Campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro em 2019, o Coimbra, de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), mandará jogos no Independência;
  • Assim como em 2019, jogos de semifinal e final terão VAR;
  • A bola do torneio será da Topper;
  • Não haverá limite de jogadores inscritos por equipe;
  • Um atleta não pode defender mais de uma equipe participante do Campeonato Mineiro durante o torneio.

Participantes

O Módulo I do Campeonato Mineiro de 2020 terá os seguintes times envolvidos: América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Coimbra (campeão do Módulo II em 2019), Cruzeiro (atual bicampeão estadual), Patrocinense, Tombense, Tupynambás, Uberlândia, URT e Villa Nova.

Tags: atleticomg interiormg futnacional cruzeiro cruzeiroec galo raposa americamg coelho