CAMPEONATO MINEIRO

América x Atlético: quais nomes têm maior potencial para desequilibrar?

Superesportes listou três destaques de cada finalista do Mineiro

postado em 15/05/2021 05:00 / atualizado em 14/05/2021 21:37

(Foto: Montagem com imagens de Ramon Lisboa/EM/D.A Press e Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
América e Atlético farão neste domingo (16), às 16h, no Independência, o primeiro confronto da final do Campeonato Mineiro. Quais são os nomes com maior potencial para desequilibrar no duelo entre os rivais? O Superesportes listou três destaques de cada uma das equipes a seguir.
 

América


Rodolfo

O ‘homem-gol’ do América segue em grande fase. Artilheiro do Campeonato Mineiro, com sete gols, Rodolfo marcou duas vezes na partida de volta da semifinal contra o Cruzeiro, no Independência, quando o Coelho venceu por 3 a 1.

(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O atacante busca um novo prêmio de artilharia para sua coleção pessoal, já que se notabilizou como um dos maiores goleadores da última edição da Copa do Brasil, com seis tentos. Ao todo, Rodolfo já marcou 24 gols em 67 jogos pelo América.

Bruno Nazário

Novidade no time de Lisca para a temporada 2021, o meia ‘chegou com tudo’ no Coelho. Em sete jogos pelo clube mineiro - cinco como titular -, Nazário esteve diretamente envolvido em quatro gols. Ele já deu três assistências e marcou um golaço de falta na goleada por 5 a 0 sobre a URT, na primeira fase do Estadual.

(Foto: Mourão Panda/América)

Meia de boa capacidade técnica, Nazário foi utilizado nos dois jogos contra o Cruzeiro como um segundo atacante. Ele tem apresentado bons recursos para dribles, passes e finalizações. Por esses motivos, assumiu prontamente uma vaga na equipe titular de Lisca.

Ademir

Apesar de ter perdido a vaga no '11 inicial' do América, o atacante segue como um fator desequilibrante do time de Lisca. Nas semifinais, contra o Cruzeiro, Ademir esteve diretamente envolvido em dois gols, mesmo atuando por apenas 21 minutos - somando as duas partidas.

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

No confronto de ida, no Mineirão, o ‘Fumacinha’ foi o autor do gol que selou a virada do Coelho, por 2 a 1. No Independência, em partida de volta, já com a situação ‘definida’, foi ele quem deu o passe para Ramon sair ‘cara a cara’ com o goleiro Fábio e sacramentar a vitória por 3 a 1 nos acréscimos.

Ademir perdeu espaço no 11 inicial do América após ser pivô de grande polêmica antes do jogo contra o Treze-PB, pela primeira fase da Copa do Brasil, em março. À época, envolvido em negociações com o Palmeiras, o atacante se recusou a ir com a delegação para o confronto e permaneceu no hotel, com receio da possibilidade de entrar em campo ‘melar’ a negociação. As conversas, no entanto, não avançaram, e o jogador foi ‘reintegrado’ ao grupo alviverde.

Artilheiro do América na Série B, com oito gols marcados, Ademir foi o grande destaque da jornada do time de Lisca na competição. Por meio de votação popular, o jogador do Coelho também foi eleito o craque do torneio.

Atlético


Hulk

O paraibano foi contratado com o status de maior astro do ‘recheado’ elenco atleticano. Em seu início no Galo, Hulk teve dificuldades de adaptação e não rendeu o esperado como ponta direita. O atacante esteve, inclusive, envolvido em polêmica com o técnico Cuca - ao cobrá-lo por mais minutos em campo e uma maior sequência de atuações.

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Águas passadas. Desde quando foi deslocado para a função de ‘falso 9’, Hulk engrenou de vez. Na Copa Libertadores, o atacante marcou cinco gols em quatro jogos e tem sido o grande destaque da equipe - que já garantiu vaga às oitavas de final. Ao todo, o atleta balançou as redes sete vezes e deu duas assistências em 13 partidas pelo Atlético.

Faro de gol, capacidade técnica e senso de posicionamento. Esses são os principais recursos da maior esperança de desequilíbrio para o Galo nas finais do Campeonato Mineiro.

Nacho Fernández

O argentino é quem divide com Hulk a responsabilidade de ser protagonista no Atlético. Desde sua chegada, o meio-campista somou três gols e três assistências em nove jogos pelo clube mineiro.

(Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Sua característica mais marcante é a capacidade de participar intensamente das partidas. Seja mais próximo à base da jogada ou como um articulador no terço final, Nacho desfila sua visão de jogo e qualidade para dar bons passes, encontrando companheiros em vantagem. Ele também pode ser opção do Atlético para bolas paradas.

Guilherme Arana

Como um jogador ‘de defesa’ pode ser considerado um potencial fator de desequilíbrio em uma partida de futebol? Arana, do Atlético, contraria estereótipos e é um lateral de intensa produção ofensiva.

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

O jogador se apresenta constantemente nos últimos metros do campo e tem qualidade para executar bons cruzamentos e finalizações de média distância. No ano passado, foi utilizado por Jorge Sampaoli como um meio-campista e garantiu soluções ao Atlético na excelente campanha no Campeonato Brasileiro.

Desde que foi anunciado pelo Galo, em 2020, Arana atuou em 57 partidas. Ao todo, contribuiu com dez gols e nove assistências.

Tags: final campeonato mineiro nomes destaques potencial americamg atleticomg interiormg futnacional desequilibrar