SÉRIE D

Série D do Brasileirão: Boa Esporte e Uberlândia estreiam neste sábado

Coruja e Verdão estão no mesmo grupo de Caldense e Patrocinense

postado em 04/06/2021 17:50 / atualizado em 04/06/2021 18:05

(Foto: Divulgação/ CBF)
 
A Série D do Campeonato Brasileiro começa neste sábado (5/6) e com dois times mineiros em campo. Boa Esporte e Uberlândia duelam contra Águia Negra-MS e Ferroviária-SP, respectivamente, pela primeira rodada do Grupo A6. Caldense e Patrocinense estreiam no domingo.
Na partida de abertura do grupo, o Boa Esporte receberá o Águia Negra, às 17h, no estádio do Melão, em Varginha. No mesmo horário, o Uberlândia visitará a Ferroviária no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba-SP.
 
A partida entre o Verdão e o clube paulista seria realizada na Fonte Luminosa (casa da Ferroviária), mas, em função de uma manutenção no gramado do estádio, o local foi alterado. 
 
No domingo (6/6), a Caldense medirá forças contra o Rio Branco, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, às 15h. Por sua vez, na mesma data, o Patrocinense receberá o Rio Branco de Venda Novas, no estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio. O duelo está marcado para as 16h. 
 

Boa Esporte


A Coruja não vem de um bom início de temporada. Rebaixado da Terceira Divisão nacional, o time de Varginha sofreu outro drama no Campeonato Mineiro de 2021: caiu para o Módulo II. Com isso, a diretoria apostou as fichas na reformulação do elenco para a disputa da Série D. Apenas cinco jogadores permaneceram na equipe após o Estadual. 

Mantido no cargo após o Mineiro, o técnico Gabardo Junior participou da montagem do elenco para esta temporada, que conta com 20 atletas. São eles: os goleiros Alencar, Ronaldo e Tom; os laterais Raul, Iago e Douglas Pelé; os zagueiros Windson, Richard e Gabriel Barbosa; os volantes Zé Augusto, Romeu e Thiago Peralta; os meias Marcelinho e Alyson; e os atacantes Flávio, Lucas Coelho, Stuart, Willian Mococa, Nicholas e Vágner. 

Uberlândia


No primeiro compromisso da temporada o Verdão não conseguiu atingiu seu objetivo: conquistar uma vaga para o Troféu Inconfidência. A equipe comandada pelo técnico Waguinho Dias terminou o Campeonato Mineiro na 9ª colocação, com 12 pontos, e não se classificou. Apesar disso, o time do Triângulo Mineiro projeta grandes feitos na Série D deste ano. 

O comandante do Uberlândia fez uma projeção de seis vitórias para a equipe conseguir a classificação à segunda fase do torneio nacional. 
 

Caldense

 
Comandada no torneio nacional por Marcus Paulo Grippi, a Veterana tenta o acesso à Série C pelo terceiro ano consecutivo. São 23 jogadores no elenco que sofreu mudanças após o fim do Mineiro deste ano.
 
O plantel da Caldense para a disputa da Série D é formado pelos goleiros João Paulo, Iago Neneca e João Altizani; os zagueiros Rodolfo, Morais, João Pedro, Victor Françoso e Pedro Henrique; os laterais Caio Ribeiro, Lucas Xavier e Edi Carlos; os volantes Franklin e Guilherme Borges; os meias João Goes, André Martinez e Steylon; e os atacantes Pedro Lucas, Luan Gabriel, Rafael Peixoto, Tevez, Ryo Kano, Gabriel Santos e Mariotto. 
 

Patrocinense

 
Décimo colocado no Mineiro este ano, o clube de Patrocínio reformulou boa parte do elenco, renovou toda a sua comissão técnica e terá a gestão do futebol comandada por Ricardo Guedes, ex-Futgol, de Contagem, na Série D.
 
Em relação à equipe que disputou o Estadual, apenas quatro atletas permanecera: o goleiro Edson, o lateral Luquinha, o zagueiro Felipe Gregory e o meia-atacante Danielzinho.
 
Os últimos reforços anunciados foram o zagueiro José Leandro e o meia Gustavo Crecci, vindo do Coimbra.
 

Jogos do Grupo A6

 
Sábado (5/6)
 
17h - Boa Esporte x Águia Negra - estádio do Melão, em Varginha
17h - Ferroviária x Uberlândia - estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba-SP
 
Domingo (6/6)
 
15h - Rio Branco x Caldense - estádio Kleber Andrade, em Cariacica-ES
16h - Patrocinense x Rio Branco-VN - estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio
 

Regulamento da Série D


Na Primeira Fase, os 64 clubes são divididos em oito grupos, com oito times cada. Dentro de cada chave, todos se enfrentam em turno e returno, totalizando 14 jogos. Os quatro melhores classificados em cada grupo avançam para o mata-mata, que começa com 32 equipes na Segunda Fase. Em confrontos eliminatórios com partidas de ida e volta, o chaveamento segue até a grande final, que está marcada para os dias 7 e 14 de novembro.
 
Os quatro clubes que alcançarem as semifinais garantem as vagas para o Campeonato Brasileiro Série C 2022. 

Tags: caldense uberlandia interiormg futnacional boaesporte patrocinense seried