FUTEBOL MINEIRO

Morre árbitro do primeiro clássico entre Atlético e Cruzeiro no Mineirão

Espanhol Juan de La Pasión Artes estava internado há duas semanas e faleceu aos 92 anos; sepultamento nesta sexta-feira, em Belo Horizonte

postado em 03/02/2023 12:03 / atualizado em 03/02/2023 12:28

(Foto: Reprodução/YouTube)

O ex-árbitro Juan de La Pasión Artes morreu nessa quinta-feira (2/2), aos 92 anos. O espanhol está marcado na história do futebol mineiro por ter sido o primeiro que apitou o clássico entre Atlético e Cruzeiro no Mineirão, em 1965. 

La Pasión sofria de insuficiência renal aguda. Ele estava internado há duas semanas no Hospital Orizonti, na capital mineira.

Natural da Catalunha, La Pasión será sepultado em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (3), no cemitério Bosque da Esperança.

O espanhol chegou ao Brasil para trabalhar em uma fábrica de automóveis durante o governo Juscelino Kubitschek (1956 a 1961). Ele integrou o quadro de arbitragem da Federação Mineira (FMF) entre as décadas de 1960 e 1970.

Primeiro clássico no Mineirão 


No dia 24 de outubro de 1965, o Cruzeiro venceu o Atlético por 1 a 0, com gol de Tostão, no primeiro clássico entre os rivais realizado no estádio. A partida histórica ficou marcada por uma briga entre as equipes devido a um pênalti assinalado por Juan de La Pasión Artes. 

O jogo terminou aos 35 minutos do segundo tempo, após o Atlético se revoltar com o pênalti marcado por La Pasión em entrada de Décio Teixeira em Wilson Almeida. Os jogadores do Galo alegavam que a falta foi fora da área e acabaram se envolvendo em confusão com a Polícia Militar no gramado. Nove atleticanos foram expulsos pelo espanhol. 


Atlético 0 x 1 Cruzeiro


Atlético: Luiz Perez; João Batista, Vânder, Bueno e Décio  Teixeira; Buglê e Viladônega; Buião, Toninho, Roberto Mauro e Noêmio. Técnico: Marão. 

Cruzeiro: Tonho; Pedro Paulo, William, Vavá e Neco; Hilton Chaves e Dirceu Lopes; Wilson Almeida, Tostão, Marco Antônio e Hilton Oliveira. Técnico: Airton Moreira. 

Gol: Tostão, aos 35 minutos do primeiro tempo

Cartões vermelhos: Luiz Perez, João Batista, Vânder, Bueno, Décio Teixeira, Buglê, Viladônega, Roberto Mauro e Noêmio (Atlético)

Data: 24 de outubro de 1965
Local: Mineirão
Motivo: Campeonato Mineiro

Árbitro: Juan de la Passion Artés
Auxiliares: José Gomes e Witan Marinho

Público: 47.530
Renda: Cz$ 46.884.000,00