Bahia

SÉRIE A

Bahia encara a Ponte Preta como 'decisão' para fugir da zona de rebaixamento

Tanto o Tricolor quanto a Macaca lutam contra a degola na Série A

postado em 05/11/2017 06:55 / atualizado em 05/11/2017 10:23

Marcelo Malaquias/EC Bahia
O Bahia tem um importante duelo para se distanciar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 18 horas (de Brasília), receberá a Ponte Preta, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Até o início desta 32.ª rodada, o adversário ocupava a 17.ª colocação na tabela de classificação com 35 pontos, a quatro de distância do time tricolor.

Para a partida, o técnico Paulo César Carpegiani não contará com o volante Matheus Sales, que foi expulso no empate por 1 a 1 diante do Fluminense na última rodada. A boa notícia é que o atacante colombiano Mendoza está de volta à equipe após cumprir suspensão.

O meia Zé Rafael, um dos destaques da equipe na temporada, falou da importância de sair de campo com a vitória e tratou o duelo como uma das decisões que o time terá nestas sete rodadas que faltam para o término da competição.

“O jogo é um divisor de águas na nossa equipe. Se a gente fizer um bom jogo e não falhar, vamos sair com o resultado positivo, como tem sido nos últimos jogos em casa. Recuperamos a força que tínhamos da Copa do Nordeste dentro de casa, fazendo bons jogos, com o apoio da torcida. Esse jogo vai ser muito importante para dar um salto e se afastar de vez da zona de rebaixamento”, comentou.

Após passar duas rodadas consecutivas na zona do rebaixamento, a Ponte Preta espera sair desta situação diante do Bahia, mesmo atuando na Arena Fonte Nova. A receita, para o técnico Eduardo Baptista, é simples: usar a experiência de alguns jogadores, marcar muito e ter a posse de bola. Em cima do que revelou na entrevista coletiva da última sexta-feira, o treinador disse ter trabalhado bastante todos estes aspectos com todos os jogadores. Mesmo porque ele vê um novo Bahia sob o comando de Paulo César Carpegiani. "Ele tem um estilo diferente porque propõe o jogo e sempre busca a vitória. Isso tem dado certo", lembrou Eduardo Baptista.

Os números comprovam este discurso. O Bahia entrará em campo com 39 pontos, quatro a mais do que a Ponte Preta, que está na zona da degola. Há ainda outro detalhe importante: no primeiro turno, em Campinas (SP), os baianos venceram por 3 a 0. O técnico sabe que seu time vai ter trabalho na marcação, além de sofrer a pressão de mais de 30 mil torcedores.

Por isso, Eduardo Baptista aposta nos jogadores mais experientes como o goleiro Aranha, de 36 anos, o zagueiro Rodrigo, de 34, o volante Fernando Bob, de 29, e o atacante Lucca, de 27 e artilheiro do time na temporada, com 22 gols - 11 deles no Brasileirão. "Esta bagagem dos jogadores com mais experiência é importante porque isso ajuda no desempenho dos mais jovens. Além do aspecto torcida, que pesa, e mesmo da presença junto à arbitragem", expôs o técnico. "Tanto que temos um jogador experiente em cada setor", concluiu.

Mesmo porque a Ponte Preta vai ter baixas importantes para este compromisso. Os volantes Naldo e Danilo Barcelos, além do atacante Emerson Sheik, estão suspensos e o volante Wendel, machucado. A volta de Jadson, que estava suspenso, é certa no setor de meio de campo ao lado de Fernando Bob e Elton. A quarta vaga da segunda linha pode ser preenchida por Jean Patrick ou mesmo por Claudinho, também cotado para atuar na frente ao lado de Lucca.

Ainda em recuperação, o atacante Léo Gamalho deixou de ser opção. Por isso, Felipe Saraiva, da base, volta a ser figura no banco de reservas ao lado de Maranhão, emprestado pelo Fluminense. Pela carência no grupo foi convocado, inclusive, o principal destaque da base da atualidade: John Kleber. É um garoto de apenas 17 anos, mas é forte, com 1,93 metro de altura. Marcou 28 gols em 25 jogos na categoria sub-17 e tem correspondido nos treinos com os profissionais. De repente, passa de uma promessa a um fenômeno.

BAHIA X PONTE PRETA

BAHIA
Jean; Eduardo, Tiago, Thiago Martins e Juninho Capixaba; Juninho; Zé Rafael, Vinícius, Allione e Mendoza; Hernane
Técnico: Paulo Cézar Carpegiani

PONTE PRETA
Aranha, Nino Paraíba, Yago, Rodrigo e Jeferson; Fernando Bob; Claudinho, Elton, Jádson e Maranhão (Léo Artur ou John Kleber); Lucca
Técnico: Eduardo Baptista

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 5 de novembro de 2017, domingo
Horário: 18h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (FIFA) (RJ)
Assistentes: Rodrigo F Henrique Correa (FIFA) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (ambos RJ)

Tags: bahiaba pontepretasp seriea nacional