Futebol Internacional

COPA LIBERTADORES

Conmebol elege Santiago como sede da final única da Libertadores 2019

Mineirão pleiteou decisão, mas ficou fora da votação final

postado em 14/08/2018 17:38 / atualizado em 14/08/2018 19:16

<i>(Foto: Bruno Furtado/EM/D. A Press)</i>
A Confederação Sul-Americana de Futebol oficializou nesta terça-feira, após reunião do seu Conselho Técnico, que Santiago, capital chilena, será a sede da inédita final única da Copa Libertadores 2019. O Estádio Nacional receberá a decisão. Por sua vez, Lima, no Peru, receberá a finalíssima da Copa Sul-Americana do próximo ano, também em jogo único.

A Minas Arena, concessionária que administra o Mineirão, chegou a se candidatar para receber a decisão da Libertadores, mas o estádio de Belo Horizonte ficou fora da votação.

Em fevereiro deste ano, a Conmebol decidiu extinguir as decisões de Libertadores e Sul-Americana com jogos de ida e volta. A partir de 2019, os torneios continentais interclubes na América do Sul passam a ter o mesmo formato, por exemplo, da Liga dos Campeões da Europa e da Liga Europa, com finais únicas em cidades escolhidas com bastante antecedência.

No caso da Libertadores, além de Santiago, concorriam à final única em 2019 as cidades de Montevidéu, no Uruguai, e Lima. Segundo a Conmebol, a capital uruguaia desistiu da candidatura antes da definição.

Santiago conseguiu superar Lima em alguns critérios considerados, tais como organização, logística, segurança, tecnologia, aspectos políticos, sociais, meio-ambiente, rede hoteleira e mobilidade.

A final da Libertadores 2019 está programada para 23 de novembro.

Santiago e Lima foram visitadas para inspeções de infra-estrutura por representantes da Conmebol e do consórcio FC Diez, formado pelas empresas IMG & Perform, voltado para serviços de consultoria e comercialização dos direitos de mercado esportivo.

As equipes de inspeção visitaram estádios, locais de treinamento, hotéis, aeroportos, locais para fan zone e áreas de exibição pública. Em seguida, todos os dados foram apresentados ao Conselho da Conmbol, que escolheu Santiago por meio de votação.

<i>(Foto: Bruno Furtado/EM/D. A Press)</i>

O presidente da Federação de Futebol Chileno, Arturo Salah, valorizou a escolha de Santiago como sede da primeira final única. “O desenvolvimento do nosso futebol está atrelado aos grandes eventos. É uma aposta que realizamos sempre e hoje confirmamos com esta final única da Libertadores 2019, pela história que une o estádio Nacional com o torneio e por essa capacidade de organização que queremos seguir demonstrando para receber todos os visitantes do continente”.

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, comentou a escolha das duas cidades e destacou a importância das finais únicas para valorizar o futebol sul-americano. “Essas decisões obedecem ao objetivo estratégico de potencializar o desenvolvimento desportivo do futebol sul-americano mediante maiores recursos, mais investimento e melhores padrões em todo nível. Além de gerar mais recursos para reinvestir no desenvolvimento desportivo, as finais únicas serão uma grande oportunidade, para a América do Sul, de um salto de infra-estrutura desportiva, organização de eventos, controles de segurança, comodidade e atenção aos estádios, promoção regional e mundial dos nossos torneios, clubes e jogadores”.

LOCAL DE TORTURA NO CHILE E PALCO HISTÓRICO PARA CRUZEIRO E SELEÇÃO

Inaugurado em 1938, o Estádio Nacional já recebeu nove finais de Copa Libertadores. Em 1976, o Cruzeiro conquistou sua primeira edição do torneio ao vencer o River Plate por 3 a 2 nesse mesmo palco.

O nome oficial é Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos. Hoje, ele tem capacidade para 55 mil pessoas. Na ditadura chilena do general Augusto Pinochet, o local serviu de prisão para cidadãos chilenos e estrangeiros perseguidos pelo governo.

Para que a história não seja esquecida, um espaço da arquibancada preserva os assentos originais e estampa a mensagem: “Um povo sem memória é um povo sem futuro”.

Em 2003, o estádio se tornou Monumento Histórico do Chile. No ano seguinte, foi inaugurado o “Memorial Grécia - Homenagem a ex-prisioneiros e prisioneiras políticas”.

Não só o Cruzeiro guarda com carinho esse palco do futebol. O principal estádio de Santiago também é histórico para a Seleção Brasileira. Lá, o escrete canarinho conquistou o bicampeonato mundial em 1962 ao derrotar a Tchecoslováquia na final por 3 a 1.

Tags: estádio nacional sulamericana lima peru santiago seriea copadobrasil libertadores2018 futnacional interiormg atleticomg atlético cruzeiro cruzeiroec