Futebol Internacional

LIGA DAS NAÇÕES

Precisando de um empate, França encara Holanda na Liga das Nações

Holanda precisa vencer a França e a Alemanha para se classificar

postado em 16/11/2018 10:49 / atualizado em 16/11/2018 10:49

EMMANUEL DUNAND/AFP
Atual campeã do mundo, a França pode dar sequência à boa fase e garantir nesta sexta-feira a vaga para as semifinais da Liga das Nações da Uefa. Para isso, basta um simples empate contra a Holanda no Estádio De Kuip, em Roterdã, no choque válido pela penúltima rodada da fase de grupos. Os franceses lideram o Grupo 1 da Liga A com sete pontos conquistados, quatro a mais que os holandeses, que aparecem na segunda posição. Já eliminada, a Alemanha segura a lanterna com um ponto.

A Holanda precisa vencer a França e a Alemanha na última rodada para se classificar. Porém, os franceses estão cientes da responsabilidade de vencer nesta sexta-feira.

"Precisamos fazer a nossa parte para não contarmos com a sorte na última rodada. A França costuma depender das suas próprias forças e isso deve continuar sendo assim. Vamos a campo em busca de um triunfo", disse Didier Deschamps, treinador da França.

A França terá dois desfalques importantes, pois o meia Paul Pogba e o atacante Anthony Martial, ambos do Manchester United, foram dispensados da seleção por lesão. Com as dispensas, o técnico convocou o meio-campista Moussa Sissoko, do Tottenham, e o atacante Alexandre Lacazette, do Arsenal. No entanto, Lacazette também pediu dispensa da seleção e foi substituído por Alassane Pléa, do Borussia Monchengladbach (ALE).

Pelo Grupo 4 da Liga B, acontece outro duelo interessante. País de Gales e Dinamarca se enfrentam em um choque que vale a liderança no Estádio Cardiff City, em Cardiff, capital galesa. Os anfitriões lideram com seis pontos, dois a mais que os dinamarqueses, e se classificarão em caso de triunfo. O empate não é de todo mal para os visitantes, que ainda terão um duelo por fazer com a lanterna e já eliminada Irlanda, que tem um ponto apenas.

A Liga das Nações foi criada pela Uefa no sentido de dar atividade e melhorar a qualidade dos jogos de seus membros em datas reservadas pela Fifa para amistosos. Mas há quem diga que é o começo de uma luta da entidade com a Fifa para promover um torneio de mais interesse do que a Copa do Mundo.

As equipes são divididas em quatro ligas, conforme as suas colocações no Ranking de seleções da Uefa. Assim, a Liga A conta com as grandes forças do continente e a Liga D, por exemplo, com as equipes mais fracas. Esta primeira fase será disputada até novembro, com as seleções se enfrentando dentro de seus respectivos grupos pertencente as suas ligas. Os ganhadores de cada grupo disputariam as semifinais e finais.

O toerneio não substitui as Eliminatórias para a Eurocopa, porém, as seleções mais bem qualificadas no Ranking da Uefa, que não se qualificaram e participaram da Liga das Nações, vão poder disputar um playoff para garantir mais quatro vagas na Eurocopa.

Confira todos os confrontos que ainda restam pela penúltima rodada da fase de grupos da Liga das Nações:

Sexta-feira

LIGA A

Grupo 1

17h45 – Holanda x França

LIGA B

Grupo 1

17h45 – Eslováquia x Ucrânia

Grupo 4

17h45 – País de Gales x Dinamarca

LIGA C

Grupo 3

17h45 – Chipre x Bulgária

17h45 – Eslovênia x Noruega

LIGA D

Grupo 4

17h45 – Gibraltar x Armênia

17h45 – Liechtenstein x Macedónia

Sábado

LIGA A

Grupo 3

17h45 – Itália x Portugal

LIGA B

Grupo 2

15h – Turquia x Suécia

LIGA C

Grupo 1

17h45 – Albânia x Escócia

Grupo 4

12h – Sérvia x Montenegro

17h45 – Romênia x Lituânia

LIGA D

Grupo 3

15h – Azerbaijão x Ilhas Farroé

15h – Malta x Kosovo

Tags: ligadasnacoes futinternacional