Futebol Internacional

FUTEBOL INTERNACIONAL

Atacante Giroud ressalta homossexualidade como tabu a ser quebrado no futebol

Experiente jogador, de 32 anos, atua pelo Chelsea e pela Seleção Francesa

postado em 16/11/2018 11:58 / atualizado em 16/11/2018 12:01

FRANCK FIFE/AFP
A homossexualidade é um assunto pouco comentado no mundo do futebol. São raros os jogadores que se posicionam a respeito ou que fazem campanha pela diversidade, o que fortalece ainda mais o tabu e impede que atletas do esporte assumam suas opções sexuais. Não é o caso de Olivier Giroud. Em entrevista ao jornal Le Figaro, o atacante do Chelsea, campeão mundial com a França na Copa da Rússia, falou sobre o tema, e reiterou que ainda há muito a ser feito para que o paradigma seja quebrado.

"Quando vi Thomas Hitzlsperger voltar a jogar em 2014, foi muito emocionante. Foi nessa época que pensei que era impossível ser homossexual no futebol. Em um vestiário, há muita testosterona, quartos, duchas coletivas… É complicado, mas é assim. Eu entendo a dor e a dificuldade dos caras que assumem, é um teste real depois de anos. Eu sou ultra-tolerante com. Ainda há muito trabalho no mundo do futebol a respeito deste assunto, para dizer o mínimo", afirmou.

O episódio citado pelo francês é o do alemão Hitzlsperger, ex-jogador de Aston Villa, Stuttgart, Lazio, West Ham, Wolfsburg e Everton, além da seleção da Alemanha. Em 2014, o ex-meio-campista, que já havia anunciado aposentadoria alegando problemas físicos, assumiu sua homossexualidade em entrevista ao jornal Die Zeit. "Desejo que esta questão avance no mundo do esporte profissional", declarou.

Tags: futinternacional francesfut lgbt giroud