Futebol Internacional

FUTEBOL INGLÊS

Fifa ouvirá apelação do Chelsea contra proibição de contratar jogadores

Chelsea foi punido por ter violado regras que protegem menores em 29 casos

postado em 25/03/2019 14:06 / atualizado em 25/03/2019 15:03

<i>(Foto: AFP / JOE KLAMAR)</i>
A Fifa marcou para o dia 11 de abril a audiência de apelação do Chelsea contra a proibição de contratar jogadores por um ano. O time foi punido pela entidade máxima do futebol mundial por ter violado as regras criadas para proteger jovens atletas, embora rejeite a acusação.

No início do mês, o Comitê de Apelações da Fifa rejeitou o pedido do Chelsea para "congelar" a punição enquanto o recurso não fosse julgado. A entidade explicou que enviou ao time inglês as razões por escrito pelas quais aplicou a punição e descartou interrompê-la.

O Chelsea foi punido por ter violado as regras que protegem menores em 29 casos. O clube também foi multado em 530 mil euros (R$ 2,27 milhões), enquanto a Associação de Futebol da Inglaterra (FA) terá de pagar 450 mil euros (R$ 1,92 milhão). O time londrino recebeu um prazo de 90 dias para regularizar a situação dos jogadores menores.

A regra da Fifa diz que clubes não podem contratar estrangeiros com menos de 18 anos, exceto nos casos em que os pais dos atletas se mudem para o país de destino por motivos não ligados ao futebol - ou nas situações em que clube e jogadores estão a menos de 50 quilômetros da fronteira do país de origem do jovem.

A exceção da entidade também se aplica para transferências de atletas entre 16 e 18 anos feitas dentro da União Europeia. O argumento do Chelsea é que, de todos os jogadores apontados, somente alguns assinaram contratos com o clube, sendo que outros passaram apenas por testes. Mas a Fifa não concordou com essa defesa.

Caso não consiga reverter a punição, o Chelsea estará impedido de inscrever novos jogadores por duas janelas de transferências, no final da temporada europeia em curso e em janeiro de 2020.

Tags: chelsea inglesfut futinternacional