Futebol Internacional

OLÍMPIADAS

Fifa define potes para sorteio do torneio olímpico de futebol

Seleção brasileira masculina está no Pote A, ao lado do anfitrião Japão, da vizinha Argentina e da Coreia do Sul

postado em 16/04/2021 13:46

(Foto: Ricardo Nogueira/CBF)
A Fifa detalhou nesta sexta-feira a disposição das seleções por potes para o sorteio do torneio olímpico de futebol dos Jogos de Tóquio-2020. A seleção brasileira masculina, atual campeã da competição no Rio-2016, está no Pote A, ao lado do anfitrião Japão, da vizinha Argentina e da Coreia do Sul.

Uma das regras do sorteio é garantir que os grupos não tenham mais de uma equipe de uma mesma confederação. Portanto, como exemplo, caso os europeus Alemanha ou Espanha sejam os sorteados para o grupo do Brasil no Pote B, obrigatoriamente França e Romênia não poderão fazer parte desse grupo.

Já o time feminino de Marta se encontra no Pote B, dividindo espaço com Suécia e Grã-Bretanha. O Jogos Olímpicos estão marcados para acontecer entre 23 de julho e 8 de agosto. A pandemia do novo coronavírus continua sendo um problema para o Comitê Olímpico Internacional (COI).

O sorteio das partidas acontece na próxima quarta-feira, na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça. A jornalista e apresentadora britânica Samantha Johnson conduzirá a cerimônia. A ex-jogadora americana Lindsay Tarpley e o ex-jogador Ryan Nelsen serão seus assistentes.

O estádio de Tóquio receberá a primeira partida da seleção masculina do Japão, enquanto que o estádio Olímpico, também localizado na capital japonesa, será o palco da final feminina, bem como das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos.

As cidades de Sapporo, Miyagi, Kashima, Saitama e Yokohama também sediarão grandes confrontos de 21 de julho a 7 de agosto de 2021.

Confira a configuração dos potes:

Seleções masculinas

Pote A - Japão, Brasil, Argentina e Coreia do Sul

Pote B - México, Alemanha, Honduras e Espanha

Pote C - Egito, Nova Zelândia, Costa do Marfim e África do Sul

Pote D - Austrália, Arábia Saudita, França e Romênia

Seleções femininas

Pote A - Japão, Estados Unidos e Holanda

Pote B - Suécia, Grã-Bretanha e Brasil

Pote C - Canadá, Austrália e China

Pote D - Nova Zelândia, Chile e Zâmbia

Tags: olimpiadas sorteio toquio grupos selefut