Sport

CAMPEONATO BRASILEIRO

Sport faz bom jogo, mas vacila no fim, perde para Corinthians e cai para a vice lanterna

Time rubro-negro saiu na frente, mas cedeu a virada nos segundo tempo na Arena Corinthians

postado em 16/09/2018 21:13 / atualizado em 16/09/2018 21:25

Rodrigo Gazzanel/Corinthians
Uma derrota doída. Daquelas para tirar aprendizado. Ou melhor, repetir uma velha lição. A de que não adianta fazer uma boa partida, de entrega, e se descuidar no final. O Campeonato Brasileiro não perdoa. Desta forma, mesmo jogando a sua melhor partida sob o comando do técnico Eduardo Baptista, o Sport volta de São Paulo com mais um revés diante do Corinthians na Arena Corinthians (onde nunca pontuou).

A derrota deste domingo, de virada por 2 a 1, derruba a equipe pernambucana para a penúltima colocação, com 24 pontos. A dois do Ceará, primeiro time fora da zona de degola. Essa diferença pode ainda aumenta para três caso a Chapecoense vença o Internacional nesta segunda-feira, na Arena Condá.No próximo domingo, o Sport recebe o Palmeiras, na Ilha do Retiro.

Sport sai na frente

Para encarar o Corinthians em um palco onde nunca havia sequer pontuado na história, o técnico Eduardo Baptista optou por uma formação de mais pegada, com o volante Jair ganhando a vaga de Andrigo no meio de campo e formando dupla com Marcão na proteção de zaga. Além disso, o zagueiro Ernando seguiu na lateral direita e Neto Moura, também com característica de marcação, sendo acionado como o homem de armação.

O time, no entanto, começou com dificuldade para encaixar esse sistema defensivo, com o meia Jadson tendo liberdade para criar. Dessa forma, nos primeiros 20 minutos, o Corinthians conseguiu duas boas chances de abrir o placar. Ambas desperdiçadas pelo atacante Roger. Porém, quando o técnico Eduardo Baptista conseguiu encaixar a marcação, com Marcão sendo o principal responsável por anular as jogadas do camisa 10 alvinegro, os donos da casa passaram a ter dificuldades para chegar à meta de Magrão.

E para tornar o cenário ainda melhor para os rubro-negros, após um cruzamento pela esquerda, o zagueiro Henrique deslocou o centroavante Hernanes dentro da área. Pênalti convertido pelo próprio Brocador, aos 21 minutos, chutando no meio do gol (Cássio ainda tocou na bola). Foi o primeiro gol do atacante desde o seu retorno ao Leão. O jogador não balançava as redes desde fevereiro.

A partir daí, o Sport, dentro da sua proposta de jogo, foi competente. Mesmo após  a saída de Hernanes, machucado aos 40 minutos, para a entrada do estreante  Matheus Peixoto. Tanto que, apesar de 63% de posse de bola, o Corinthians só voltou a ameaçar apenas mais uma vez, em chute de fora da área de Douglas, bem defendido por Magrão.

Virada no segundo tempo

No retorno para a etapa final, a única mudança foi no Corinthians, com Douglas dando lugar ao meia Mateus Vital. O desenho da partida, porém, não mudou. Com o Sport mantendo a marcação bem encaixada em cima do ataque corintiano. A pressão dos donos da casa, no entanto, existia

E após Roger perder mais um gol ao chegar atrasado em chute cruzado de Romero, o time paulista conseguiu o empate aos 13 minutos. Após rebote da defesa, Jadson acertou um lindo chute, tirando do alcance de Magrão. Foi o primeiro gol do Corinthians sob o comando do técnico Jair Ventura, em três jogos.

Com o placar mais uma vez empatado, o Sport buscou sair mais para o ataque (sem se descuidar na defesa). Assim, Neto Moura por pouco não deixa o Leão mais uma vez na frente em chute colocado aos 19 minutos. Dois minutos depois, o técnico corintiano tirou Roger para colocar em campo o habilidoso garoto Pedrinho. Já no Sport, Andrigo substituiu o apagado Morato.

E quando a partida se encaminhava para o empate (e a conquista de um ponto importante), a defesa rubro-negra cometeu seu único vacilo na partida. Aos 43 minutos. Com Danilo Avelar, sem ninguém o acompanhando, empurrando para o gol dentro da pequena área. Derrota doída em São Paulo

CORINTHIANS 2 X 1 SPORT

Corinthians
Cássio; Paulo Roberto (Gabriel), Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Douglas (Mateus Vital), Jadson e Clayson; Roger (Pedrinho) e Romero. Técnico: Jair Ventura

Sport
Magrão; Ernando, Léo Ortiz, Durval e Sander; Marcão, Jair (Ferreira) e Neto Moura; Morato (Andrigo), Hernanes (Matheus Peixoto) e Rogério. Técnico: Eduardo Baptista

Gols: Hernanes (21 min do 1º) (Sport); Jadson (13 min do 2º) e Danilo Avelar (43 min do 2º) (Corinthians)
Cartões amarelos: Sander (Sport), Pedrinho, Ralf (Corinthians)

Local: Arena Corinthians, em São Paulo
Árbitro: Rodrigo D'alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Helton Nunes (SC) e Alex dos Santos (SC)

Tags: sport corinthianssp seriea futnacional