Copa do Mundo

CRAQUES DA COPA

Luis Suárez: o imprevisível matador uruguaio

Nos últimos mundiais, o atacante foi protagonista, nem sempre pelo lado bom

postado em 14/04/2018 10:00 / atualizado em 16/04/2018 11:47

Ilustração: Quinho -  Arte: Soraia Piva/EM/D.A Press
Falar de Copa do Mundo e não lembrar o nome de Luis Suárez é praticamente impossível. Nos últimos dois mundiais, o atacante foi protagonista (nem sempre pelo lado bom). Nas quartas de final em 2010, no impulso, tirou um gol de Gana com a mão no fim da prorrogação e foi expulso. Cabisbaixo, o uruguaio assistiu, a caminho do vestiário, Asamoah Gyan acertar a trave de Muslera. O atacante comemorou muito e viu a Seleção Uruguaia avançar na disputa por pênaltis.

Na Copa seguinte, Suárez voltou a ser notícia no mundo inteiro. Agora, de uma forma que ele não gosta muito de se lembrar. Depois de ficar ausente da primeira partida dos uruguaios, contra a Costa Rica, ele estreou contra a Inglaterra e marcou os dois gols da vitória por 2 a 1. No jogo contra a Itália, o último da fase de grupos, ele mordeu o ombro do zagueiro Giorgio Chiellini. O atacante foi expulso e teve punição exemplar da Fifa: foi suspenso por nove jogos e banido de qualquer atividade ligada ao futebol por quatro meses.

Mais quatro anos se passaram e Suárez vive momento iluminado com a camisa do Barcelona. Desde que saiu do Liverpool, depois da Copa de 2014, o atacante provou o seu faro artilheiro. São 147 gols com a camisa do Barça nas últimas quatro temporadas, fora as várias assistências. Em 2018, já marcou 26 vezes pelo time espanhol. Ele fez parte do famoso e avassalador trio MSN, com Lionel Messi e Neymar. O brasileiro deixou o clube catalão, mas novo trio se formou, agora com Philippe Coutinho, e continua impecável.

Dinâmico, inteligente, mortal. São vários os adjetivos para falar sobre Luisito e os elogios vêm de todas as partes. O técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, definiu em poucas palavras o significado do uruguaio para o futebol mundial. “Suárez é o melhor atacante do mundo. Não tenho dúvidas. Ele é um atacante que todos os times gostariam de ter. Temos sorte de ter Suárez.”

Ele também enche os olhos do técnico da Seleção Uruguaia, Óscar Tabárez. “Em campo (Suárez), é muito competitivo, ele se transforma e certamente seu caráter tem a ver com várias coisas que ele conseguiu.”

 

Felizes são os uruguaios de acompanharem de perto a dedicação e superação de Suárez para defender seu país. Mais feliz ainda é Edinson Cavani, companheiro de ataque de ‘El Pistolero’. O jogador do Paris Saint-Germain já reforçou diversas vezes a amizade entre eles. “Nos juntamos na Seleção e aí começa nosso caminho como grandes esportistas e se faz uma amizade, como temos com todos os companheiros de Seleção. A Seleção Uruguaia é uma família. Compartilhamos momentos lindos e menos lindos, mas sempre muito unidos. Temos uma relação muito boa.”

Na Copa do Mundo, o planeta vai parar para assistir a Luisito em uma das melhores fases da carreira. Todos esperam dele jogadas geniais e gols. Mas sem destemperos. A torcida uruguaia quer que ele seja o protagonista para levar o país ao topo (mesmo não sendo um dos favoritos ao título) depois de 68 anos.

 

FIQUE DE OLHO

AFP


Cavani
Posição    Atacante
Idade    31 anos (14/2/1987)
País    Uruguai
Clube    PSG-FRA

 

Cavani chegará motivado à Copa do Mundo da Rússia. Artilheiro isolado das Eliminatórias’2018 com 10 gols, o uruguaio vive uma temporada cercada por polêmicas e gols. Depois de viver à sombra do sueco Zlatan Ibrahimovic no PSG, o atacante teve um tempo de protagonismo na equipe francesa, que logo diminuiu com a chegada de Neymar, contratação mais cara da história do futebol. Mas seus números  no período pré-Copa são impressionantes: 32 gols e cinco assistências na temporada pelo PSG. É promessa de gols para a Celeste.

 

James Rodríguez
Posição    Armador
Idade    26 anos (12/7/1991)
País    Colômbia
Clube    Bayern de Munique-ALE


Um dos destaques da Copa’2014, James Rodríguez foi o principal nome da Seleção Colombiana nas Eliminatórias’2018. O armador chega ao Mundial da Rússia mais maduro, com a experiência de defender pesadas camisas do futebol mundial, como Real Madrid e Bayern de Munique. Dono de boa visão de jogo e finalização acima da média, James carrega a responsabilidade de levar a Seleção Colombiana a um patamar acima de 2014, quando chegou às quartas de final, a melhor campanha do país no Mundial – foi desclassificada pelo Brasil.

Tags: futinternacional