Copa do Mundo

COPA 2018

Morador de Montes Claros que assediou estrangeira na Copa provoca debate na Câmara na cidade do Norte de Minas

Assunto foi discutido em reunião da Câmara de Vereadores

postado em 21/06/2018 20:18 / atualizado em 21/06/2018 20:27

Reprodução/redes sociais


De Montes Claros


Os casos de assédio protagonizados por brasileiros durante a Copa do Mundo, na Rússia, motivaram uma discussão na Câmara Municipal de Montes Claros (Norte de Minas). Órgão  emitiu, nesta quinta-feira, uma “nota de repúdio” contra os atos de desrespeito contra as mulheres, solicitando que sejam adotadas medidas “para que situações como estas não se repitam” . O nome de Montes Claros foi divulgado pelo mundo porque, em um vídeo gravado na Rússia, um  morador da cidade, o comerciante Leandro Dias, induz uma mulher estrangeira, que não fala português, a repetir palavras de cunho sexual. Um comerciante de Januária (na mesma região do estado) aparece em outro vídeo fazendo algo semelhante. 

O assunto foi discutido em reunião da Câmara de Vereadores do município, após mobilização da Defensoria Publica da Mulher de Montes Claros, por iniciativa da defensora Maísa Rodrigues. A Câmara Municipal emitiu uma nota, na qual os vereadores declaram  “total apoio às ações desenvolvidas pela Defensoria Pública da Mulher, no combate a toda e qualquer ação que vá contra aos princípios da dignidade em relação as mulheres”. 

Na nota, os vereadores também manifestam “total repúdio aos atos praticados por brasileiros, inclusive montes-clarenses,  conforme vídeos postados nas redes sociais, onde (sic) denigrem a imagem e a dignidade das mulheres durante a Copa da Rússia, solicitando que sejam adotadas medidas pertinentes ao caso, para que situações como estas não se repitam, uma vez que mancham a imagem de nosso país e, especialmente, da nossa cidade”.


O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Prates (PTB), afirmou que a atitude de assédio    foi “vergonhosa” e ofensiva, não apenas às mulheres russas que aparecem nas filmagens,  bem como a todas as mulheres brasileiras. “É um ato que de jeito nenhum pode passar como brincadeira, porque foi uma atitude machista e de muito desrespeito contra todas mulheres”, destacou. Vários vereadores foram à tribuna para repudiar os fatos ocorridos na Rússia, envolvendo norte-mineiros.

A defensora pública Maísa Rodrigues comemorou a manifestação da Câmara de Vereadores. “Fizemos a provocação do debate pela Câmara Municipal. A nossa expectativa é que esse tipo de mobilização, como foi dos vereadores de Montes Claros, tenha um efeito pedagógico, ensinando que as pessoas devem compreender que a mulher merece respeito e não podem ser tratadas com preconceito”, afirmou.

Reprodução/redes sociais

Em um vídeo, o comerciante Leandro Dias, que veste a camisa da Seleção Brasileira, pede para que uma mulher na Rússia repita palavras obscenas. “Você vai dar para todo mundo de Montes Claros”. Em seguida, ele sugere à mulher que diga mais uma frase: “Montes Claros, melhor b* do mundo”. A garota, sem ter noção do teor dos termos, atendeu aos pedidos sorrindo.

O caso gerou revolta imediata em Montes Claros, cidade de 400 mil habitantes, onde Leandro é proprietário de uma loja de consertos e acessórios de telefone celular no Shopping Popular (Centro da cidade). Ainda na quarta-feira, quando a gravação se tornou pública, vários moradores do município fizeram postagens nas rede sociais manifestando indignação com o comportamento de Leandro. Por conta da repercussão negativa, ele apagou perfis no Facebook e no Instagram.

Tags: montes claros leandro dias assédio rússia copa2018 futnacional interiormg futinternacional selefut