Copa do Mundo

GEOGRAFIA

Uma terra de grandes proporções

Transcontinental, ocupa quase um terço da Ásia e perto da metade da Europa, tem 12 fusos horários e é também um país de extremos

postado em 24/05/2018 16:15 / atualizado em 05/06/2018 21:02

Por qualquer ângulo que se olhe, lá estará a Rússia em grandiloquência. Maior país em extensão territorial, lago mais profundo do mundo, rio mais extenso da Europa, líder na produção de petróleo, segundo em reservas de gás natural. Essa nação transcontinental ocupa vasta faixa territorial da Ásia (quase um terço) e da Europa (perto da metade). Não é por acaso que adota 12 fusos horários. Em tom de brincadeira, tornou-se comum afirmar que, enquanto um morador da capital está tomando o café da manhã, um de Anadyr provavelmente já jantou. A diferença entre Moscou e pontos mais avançados de sua porção Leste, como no Estreito de Bering, é de nove horas.

Ao mesmo tempo em que é mestre na ordem de grandezas, a Rússia é também uma terra de extremos. Há variações médias de temperatura que vão de 0°C a -50°C em janeiro e de 1°C a 27 °C em julho, no verão. O frio siberiano é drástico: em torno de -40°C, às vezes superando a faixa dos -60°C. Em contrapartida, no período de calor, com os termômetros perto dos 25°C, há registro de temperaturas superiores a 45°C. Na Costa do Mar Negro, com a Cordilheira do Cáucaso ao fundo, Sochi é um dos exemplos desses contrastes. Com o sol a pino, a chamada Riviera Russa recebe em torno de 2 milhões de turistas anualmente.
AFP

A estação invernal é longa e marcada por intensidade de neve, com uma primavera temperada, um verão curto e quente e um outono tradicionalmente chuvoso. Já o relevo, ainda que variado, é dominado por vales e planícies (ocupam três quartos do mapa local), como a Siberiana, uma das maiores do mundo em extensão.

Tudo é compatível com o tamanho da Rússia, o maior país do planeta. A área total é de 17.125.178km². Há fronteiras terrestres com 14 países e marítima com dois. Com o Cazaquistão são 6.846km; com a China, 3.645km; com a Mongólia, 3.441km; com a Ucrânia, 1.576km; com a Finlândia, 1.313km; com a Bielorrússia, 959km; com a Geórgia, 723km; com a Estônia, 294km; com o Azerbaijão, 284km; com a Lituânia, 227km; com a Letônia, 217km; com a Polônia, 206km; com a Noruega, 167km; com a Coreia do Norte, 19km; além de Abkházia e a Ossétia do Sul, que se tornaram independentes da Geórgia.

Oficialmente, o governo ainda elenca fronteiras pelo mar com Japão (Estreito de La Pérouse) e Estados Unidos (Estreito de Bering). Pelo Mar Báltico há conexões com a Suécia. Cerca de 37 mil km de costa delimitam a Rússia dos oceanos Ártico e Pacífico e também do Mar Negro e do Cáspio.

A curva populacional, porém, não acompanha essas proporções gigantes: são 146,8 milhões de habitantes (a nona no ranking). O Brasil, por exemplo, é quinto, com 207,3 milhões, com base em dados de 2017. Na Rússia há 12 cidades com mais de 1 milhão de habitantes – Moscou (11,5 milhões), São Petersburgo (4,8 milhões), Novosibirsk (1,4 milhão), Ecaterimburgo (1,3 milhão), Níjni Novgorod (1,2 milhão), Samara, Kazan, Omsk e Tchelyabinsk (1,1 milhão), Rostov do Don, Volgogrado e Ufa (pouco acima de 1 milhão). Dessas, apenas Novosibirsk, Omsk, Tchelyabinsk e Ufa não serão cidades-sede da Copa do Mundo.

GRANDEZAS

17.125.178km²
é a extensão territorial

16
países fazem fronteira com a Rússia, 
incluídas duas marítimas

5.633m
tem o Monte Elbrus, o mais alto ponto europeu

3.530km
tem o Rio Volga, o mais longo da Europa

1.642m
é a profundidade do Lago Baikal, 
a maior do planeta

370.000km²
tem o Mar Cáspio, o maior lago do mundo

Reserva hídrica só é superada pela brasileira

Na Rússia há água para qualquer tipo de comparativo que se queira estabelecer. O maior lago do planeta? Por lá. O maior da Ásia? Por lá. O maior da Europa? Por lá. O lago mais profundo do mundo? Por lá. O mais extenso rio europeu? Por lá... O território russo tem a segunda mais representativa reserva de água doce mundial, com 4,312 bilhões de metros cúbicos, superada apenas pela do Brasil, com 5,661 bilhões.
AFP

Os números oficiais listam cerca de 120 mil rios e perto de 2 milhões de lagos, incluindo os salinos. O mais simbólico de seus rios é o Volga, popularmente chamado de “Mãe” pelos russos. Com extensão de 3.688 quilômetros na porção europeia do país, nasce a Noroeste de Moscou e deságua no Mar Cáspio. Em torno de 60% de sua vasão é proveniente de degelo. Ele é não só uma relevante via fluvial para comércio e transporte como tem potencial para geração de energia elétrica, com usinas ao longo de seu curso.

Da lista de recordes salta também o Lago Baikal, cuja profundidade chega a 1.642 metros. Com 636km de comprimento e 80km de largura, tem o maior volume entre os asiáticos, localizado no Sul da Sibéria. No ranking das grandezas a ele se junta o Lago Ladoga, na Região Noroeste, entre São Petersburgo e a Finlândia, o número 1 do lado da Europa. Sua bacia é de origem glacial. Incluindo as mais de 650 ilhas, passa dos 18 mil km², com largura média de 83km.

É lá que está também a maior bacia hidrográfica da Ásia, a Bacia do Obi (rio de 3.650km), com 2,975 milhões km². É a quinta do mundo, superada pela Amazônica (7,05 milhões km²), a do Congo (3,69 milhões km²), a do Mississipi (3,33 milhões km²) e a do Prata (3,14 milhões km²).

Para coroar essa coleção, o Mar Cáspio, na verdade um lago que se coloca como o gigante do planeta água. Do Rio Volga vem a maior parte de seu volume de água doce. Foi a salinidade, por sua conexão com o Mar de Azov, o Mar Negro e o Mediterrâneo, que o levou a ser chamado de ‘mar’, embora o teor salino seja inferior ao tradicionalmente encontrado nos oceanos. Seus cerca de 370 mil km² equivaleriam, por exemplo, a um espaço superior ao de Mato Grosso do Sul, estado com 357,1 mil km². Além da Rússia, banha Cazaquistão, Turcomenistão, Azerbaijão e o Irã.