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Relíquias em quatro rodas

Carros fazem os russos se lembrar de um tempo cada vez mais distante

postado em 14/07/2018 08:00 / atualizado em 13/07/2018 22:03

Paulo Galvão/EM/D. A Press

Antiguidades atraem a atenção de muita gente. Na Rússia, ainda mais, principalmente objetos ligados ao período soviético. Uniformes militares, medalhas, capacetes de astronautas, calçados, máquinas de todo tipo são demandadas por turistas e locais e os valores sobem a cada dia, segundo especialistas.

Os carros também estão nessa. Há algum tempo houve corrida pelos modelos clássicos, para restauro ou ter a mecânica trocada, tornando-se autênticos hot-rods. Até mesmo simpáticos Ladas Laika entram na dança, ganhando customizações interessantes, com rodas de liga leve maiores, pneus de perfil baixo e ausência de para-choques.

Um dos mais populares é o sedan Volga, fabricado pela GAZ de 1956 até meados da década de 1990. O carro começou bem parecido com os modelos norte-americanos da mesma época, mas com quatro cilindros, em vez de oito, como manda a tradição europeia.

Muitos dos últimos modelos são vistos estacionados em bairros residenciais de Moscou. Lembram bastante nossos velhos Opalas, com linhas quadradas, inclusive nos faróis, e parecem bastante confortáveis.

Eles fazem os russos se lembrar de um tempo cada vez mais distante, em que os produtos eram quase todos feitos no país, orgulhosos da própria capacidade de produção. Hoje, ao contrário, vê-se cada vez mais veículos vindos de fora. Os modelos de luxo são os preferidos, com gente que mora em lugares simples se orgulhando de ter BMW ou Mercedez-Benz na vaga de estacionamento. Ainda bem que há quem valorize os ícones de outras épocas.

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