Copa do Mundo

CRAQUES DA COPA

Messi: gênio argentino quer encerrar jejum

Esperança da Argentina na Rússia, craque pode disputar último Mundial

postado em 23/04/2018 19:04 / atualizado em 06/06/2018 15:01

Ilustração: Quinho - Arte: Soraia Piva/EM/D.A Press

Com o talento genial de sua perna esquerda, ele encantou o mundo e liderou as jogadas magistrais do Barcelona e da Seleção Argentina nos últimos anos. Cada vez mais experiente, Messi, de 30 anos, se coloca no rol dos grandes craques do futebol mundial de todos os tempos. Comparado frequentemente a Pelé, a Johan Cruijff ou ao compatriota Maradona, esse brilhante atacante de 1,70m de altura chega à Rússia em grande forma e com a pretensão de dar fim a um incômodo jejum: jamais conquistou um título pela Seleção Argentina principal.

Depois de perder três finais consecutivas – a da Copa do Mundo de 2014 para a Alemanha e das Copas Américas de 2015 e 2016 para o Chile –, o argentino acredita que 2018 poderá ser seu ano. O Mundial em solo russo pode até mesmo ser o último do camisa 10. Se sua Seleção novamente fracassar na competição, não se sabe se o jogador terá motivação para mais uma vez carregar a equipe nas costas na Copa do Catar, em 2022, quando terá 34 anos.

Maior artilheiro da Seleção Argentina, com 61 gols em 123 jogos, Messi se mostrou decepcionado ao ver sua Seleção perder a final no Maracanã, já que teve a melhor chance de conquistar um título por seu país. Nas duas participações anteriores ele não teve tanto brilho. Em 2006, na Alemanha, ele tinha apenas 19 anos e era reserva na equipe de José Pékerman. Ainda assim, deixou sua marca na goleada sobre Sérvia e Montenegro por 6 a 0, mas viu sua Seleção ser eliminada nos pênaltis pela Alemanha, nas quartas de final. Quatro anos depois, na África do Sul, outra decepção diante dos alemães. Ele nada pôde fazer para evitar a queda na mesma fase depois de derrota elástica por 4 a 0.

Ainda que esteja em grande momento na carreira, superando recordes atrás de recordes e ganhando todos os títulos possíveis pelo Barcelona, Messi vai depender de melhor desempenho coletivo da Seleção Argentina, que não vive fase positiva. O técnico Jorge Sampaoli ainda faz testes e não tirou conclusões acerca dos 23 convocados para a Copa. Sem a ajuda dos companheiros, a missão de levar seu país ao título mundial depois de 32 anos se complica ainda mais. A defesa tem sido a dor de cabeça do treinador, uma vez que os zagueiros Otamendi, Tagliafico, Mascherano e Fazio não têm conseguido desempenho satisfatório.

Pelo Barça, ele marcou 26 vezes em 29 jogos em 2018 e foi o grande responsável pela classificação às quartas de final da Liga dos Campeões diante do Chelsea. Mas seu talento não foi suficiente para segurar a Roma e chegar a mais uma semifinal da competição continental.

FIQUE DE OLHO




SERGIO AGUERO
Posição: atacante
Idade:  29 anos (2/6/1988)
País:   Argentina
Clube:   Manchester City-ING

A atacante disputará sua terceira Copa do Mundo no auge da carreira, prometendo recuperar aos poucos o espaço perdido na Seleção Argentina. Desde que Jorge Sampaoli assumiu a equipe, ele deixou de ser titular com frequência. Na atual Seleção, somente Messi tem mais gols que Aguero, que balançou as redes 36 vezes em 85 jogos. O jogador desfalcou a Argentina nos dois últimos amistosos em virtude de lesão no joelho esquerdo e luta para chegar à Rússia em boas condições físicas.

ÁNGEL DI MARÍA
Posição:  atacante
Idade:  30 anos (14/2/1988)
País:   Argentina
Clube:  Paris Saint-Germain

Presente em todas as convocações da Argentina desde 2008, Di María chegará à Rússia com menos badalação em relação às Copas anteriores. Por causa da oscilação nos jogos do PSG, ficou em vários jogos no banco do time francês. Na Seleção, o jogador é titular. Além de Messi, o jogador é apontado como a principal arma criativa da Seleção e esperança de título na Rússia.

Tags: messi