Copa do Mundo

COPA 2018

Varane se torna 4º atleta a vencer Liga dos Campeões e Copa do Mundo no mesmo ano

postado em 15/07/2018 16:16

O zagueiro francês Raphael Varane se tornou o quarto jogador na história a ganhar a Liga dos Campeões da Europa e a Copa do Mundo em uma mesma temporada. O jogador foi titular nas sete partidas e em todos os minutos disputados pela França no Mundial, inclusive na final disputada contra a Croácia, vencida neste domingo, por 4 a 2, no estádio Luzhniki, em Moscou.

O primeiro jogador a alcançar o feito também foi francês. Pelo Real Madrid, o meio-campista Christian Karembeu foi campeão da Liga dos Campeões da Europa em 1998 e conquistou o Mundial em seguida. Quatro anos depois, Roberto Carlos ganhou o título continental, também pelo clube espanhol, e o da Copa do Mundo, pelo Brasil.

Sami Khedira em 2014, por Real Madrid e Alemanha, foi o terceiro atleta a ganhar os dois títulos na mesma temporada. Em todos os quatro casos, portanto, o jogador que obteve este feito defendia o mesmo clube espanhol quando venceu a Copa do Mundo no mesmo ano que em conquistou a competição continental.

Em vigor desde a temporada 1992/1993, a Liga dos Campeões da Europa sucedeu a Copa dos Campeões Europeus, que contava com um outro formato de disputa e foi vencida pelo Bayern de Munique na edição de 1973/1974. Sepp Maier, Paul Breitner, Jupp Kapellmann, Franz Beckenbauer, Hans-Georg Schwarzenbeck, Ulrich Hoeness e Gerd Müller ganharam o torneio europeu pelo clube e a Copa do Mundo de 1974 com a Alemanha.

Tags: Raphael Varane França Copa do Mundo Rússia 2018 futebol selefut copa2018 futinternacional