Esporte na TV

ESPORTE NA TV

Luxemburgo responde Mauro Cezar Pereira: 'Vem perseguindo os técnicos brasileiros'

Em seu canal no Youtube, o ''Canal do Luxa'', treinador mostrou descontentamento com as declarações

postado em 09/08/2019 18:00 / atualizado em 09/08/2019 18:07

<i>(Foto: Reprodução/Youtube)</i>

Vanderlei Luxemburgo usou seu canal no Youtube para responder às críticas do jornalista Mauro Cezar Pereira, da ESPN, aos técnicos do futebol brasileiro. Segundo o treinador do Vasco, o comentarista tem usado seu espaço no canal de televisão e em coluna no portal Uol para afirmar, em tom depreciativo, que os profissionais do país têm muito o que aprender com o argentino Jorge Sampaoli, comandante do Santos.

“Venho aqui falar da coluna desse jornalista aí, que vem perseguindo os técnicos brasileiros há muito tempo, direcionando para alguns pessoalmente, para denegrir a imagem de nós técnicos brasileiros, como se nós não prestássemos, como se nós não tivéssemos feito absolutamente nada pelo futebol brasileiro. Isso é uma coisa irresponsável, uma maneira covarde de agir, porque se beneficia de estar trabalhando em uma emissora de televisão, ou em um site de esporte”, desabafou.

Para o treinador vascaíno, a ESPN e o Uol são corresponsáveis pelas falas e atitudes de Mauro Cezar. O comandante técnico relembrou um caso em que repercutiu nas redes sociais envolvendo o jornalista. Na ocasião, um usuário do Twitter ofendeu o comentarista e, como resposta, Mauro questionou o que a empresa para a qual o rapaz trabalhava faria em relação à sua atitude. Após o ocorrido, o internauta foi demitido.

“A FBTF está pensando sobre essa situação, da responsabilidade da ESPN e do Uol, porque é inadmissível a permissão para tantas covardias que são feitas. As solicitações de perda de emprego, ataque direcionado, são coisas que a gente não consegue entender o por quê”, revelou.

Luxemburgo também falou de uma matéria assinada por Mauro Cezar Pereira no portal Uol. O jornalista cita uma fala do treinador durante o programa “Bem, Amigos”, do SporTV, onde Vanderlei foi perguntado se Sampaoli tem o que ensinar aos técnicos brasileiros. O vascaíno respondeu que não, pois o estilo de jogo praticado pelo Santos faz parte da escola brasileira. Além disso, o comentarista mencionou o lançamento de uma cachaça, um negócio particular do técnico do Vasco. Para o comandante técnico, Mauro se aproveitou de sua declaração para usar como gancho e ligar com o empreendimento. 

“Minha cachaça é minha parte empresarial, até sugiro a você o seguinte: vou te dar uma de presente para você tomar uma de qualidade para melhorar um pouco o teu humor. Através da cachaça, ter um pouco mais de bom humor, ver que é uma coisa boa e você viver bem tomando uma coisa boa, de qualidade. O teu mau humor é uma coisa complicada”, disse.

Descontente com as falas e comparações de Mauro Cezar, Vanderlei Luxemburgo exaltou os feitos do treinador argentino e relembrou que, em sua carreira, viveu momento parecido com o de Sampaoli no Santos. Para justificar a resposta dada durante o “Bem, Amigos”, ele disse, ainda, que faz parte do DNA do futebol brasileiro executar um jogo ofensivo. 
 
Segundo Luxemburgo, a gravação do vídeo para o Youtube foi autorizada pela Federação Brasileira de Técnicos de Futebol (FBTF) e que falou em nome de alguns treinadores do futebol nacional. O objetivo da gravação é mostrar o descontentamento do grupo com as declarações do comentarista. 

Tags: vascorj seriea futinternacional futnacional esportenatv