Esporte na TV

ESPORTE NA TV

Conmebol busca interessados na Libertadores após Globo pedir rescisão de contrato

TV Globo pediu rescisão de contrato por causa da crise financeira em razão do novo coronavírus

postado em 25/08/2020 16:37

(Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
A Conmebol corre contra o tempo para evitar que vários jogos da Copa Libertadores, inclusive de times brasileiros, não tenham transmissão para o País. A competição voltará a ser disputada em 15 de setembro e, por enquanto, apenas o canal Fox Sports vai exibir as partidas, mas não todas. A TV Globo pediu rescisão de contrato por causa da crise financeira em razão do novo coronavírus, assim como a DAZN fez com o acordo pela Copa Sul-Americana.

Tanto Globo como DAZN alegaram que os valores pagos anteriormente para a Conmebol são inviáveis no momento, já que a receita de ambos despencou nos últimos meses. Assim, a entidade que administra o futebol sul-americano decidiu oferecer a transmissão dos jogos para diversos canais e meios de comunicação.

A própria Globo é uma das que negociam. Caso aconteça um acerto, os valores sem bem menores o que o contrato anterior. Paralelamente, a Conmebol conversa também com outros canais da TV aberta e com a ESPN Brasil, que em razão da parceria com a Fox Sports - após a compra da Fox pela Disney - deve passar alguns jogos.

A reportagem apurou que existe um interesse mútuo entre Globo e Conmebol para que o acordo seja refeito. Entretanto, a entidade espera que outros interessados apareçam com valores maiores para pressionar a emissora carioca. Até o momento, a Turner, responsável pelo canal TNT, não demonstrou interesse em entrar na disputa.

De todas as emissoras de sinal aberto, quem mais demonstrou interesse foi a Rede TV!. A Conmebol também conversa com o Facebook, que já passa um jogo por rodada, nas quintas-feiras, e poderia aumentar o número de transmissões.

A tendência é que aconteça um acerto da Globo com a Conmebol, mas outras emissoras podem passar a fazer transmissão também. Com o fim da exclusividade, a tendência é que a disputa pela audiência seja ainda maior.

Vale ressaltar que os direitos de transmissão da Copa Libertadores nada tem a ver com a Medida Provisória 984, que determina que os direitos de transmissão dos jogos passem a ser dos times mandantes. Essa decisão tem validade apenas para jogos de competições nacionais.

COPA SUL-AMERICANA

A indefinição sobre a transmissão da Libertadores afeta também a Copa Sul-Americana. O torneio tem exibição exclusiva da DAZN, mas se realmente o canal de streaming não conseguir manter o acordo, é possível que não tenha transmissão dos jogos para o Brasil.

Mas como o torneio voltará a ser realizado apenas em outubro, a pressa é um pouco menor. De qualquer forma, o torneio também tem sido usado como "barganha" pela Conmebol para tentar conseguir fechar um acordo visando a Libertadores.

Sete times brasileiros estão na disputa da Libertadores. São eles: Flamengo, Athletico-PR, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Internacional e Santos. E apenas dois clubes brasileiros continuam na briga pelo título na Sul-Americana: Vasco e Bahia. Fortaleza, Fluminense, Goiás e Atlético-MG foram eliminados ainda na primeira fase.

Tags: sulamericana futinternacional futnacional seriea libertadores2020