Seleção

SELEÇÃO BRASILEIRA

Na Rússia, Tite aproveita para ganhar 'experiência' antes da Copa do Mundo

Técnico confessou a adrenalina de estar nos estádios da Copa de 2018

postado em 01/07/2017 08:13 / atualizado em 01/07/2017 11:55

Divulgação/CBF
O técnico Tite também chorou com o que aconteceu à Seleção Brasileira no Mundial de 2014, no Brasil, depois de ele ter visto o título da Copa das Confederações um ano antes, no estádio do Maracanã, no Rio, contra a Espanha. Sabe, portanto, que o evento-teste da Fifa na Rússia não define nada para a Copa de 2018. Mesmo assim, o técnico do Brasil fez questão de acompanhar in loco as partidas da fase semifinal e a decisão do torneio. Verá três bons jogos.

Sua maior preocupação, no entanto, não foi conhecer os novos talentos alemães do técnico Joachim Löw ou acompanhar de perto a garra dos chilenos. Tite veio à Rússia para adquirir conhecimento e experiência em competições internacional da Fifa. Ele e seu diretor de seleções, Edu Gaspar, nunca vivenciaram experiência como esta. Suas participações internacionais com a seleção brasileira se resumem a amistosos marcados pela CBF e jogos oficiais das Eliminatórias Sul-Americanas.

Ele confessou a adrenalina de estar nos estádios da Copa de 2018. Tite tem 11 jogos apenas no comando do time nacional e precisa de mais conhecimento no cargo. “Se a gente tivesse a certeza de estar classificado para a Copa, eu gostaria de estar nas Confederações com o Brasil. Estaria trabalhando com a equipe, aprimorando o time e o trabalho, ganhando mais experiência”.

Uma de suas preocupações é não se deslumbrar com as grandezas de uma Copa do Mundo. É tentar aprender e sentir, mesmo em poucos dias na Rússia, o que representa uma competição em que os participantes se credenciaram em campo e disputam um título no país-sede.

“Precisamos dessa experiência, de ver como são as coisas mais de perto. Nosso grupo nunca vivenciou algo parecido e estamos aqui para isso também. É uma experiência que ainda não temos na seleção. Queríamos passar por isso, conhecer os estádios e as cidades russas. Mostrar ao Tite o que estamos pensando para 2018. Sem falar dos grandes jogos. Não podemos negar que isso é tudo novo para nós”, afirmou Edu Gaspar.

O Brasil, classificado para o Mundial, já trabalha com a cabeça em 2018. Tite comentou ainda que monitora todos os 51 jogadores que estão no seu raio de convocação.

A passagem de Tite pela Rússia também foi providencial para decidir ou conhecer as instalações onde a seleção brasileira pretende montar sua base. Edu Gaspar e o treinador escolhem uma "Teresópolis" para o Brasil. As quatro cidades-sede da Copa das Confederações estão no páreo para receber o time em 2018. A decisão deverá ser tomada após a próxima rodada das Eliminatórias pelo mundo.

Tags: tite selefut futinternacional futnacional confederacoes eliminatorias