Seleção

SUL-AMERICANO SUB-20

Com atletas de Atlético e Cruzeiro, Brasil busca taça no Sul-Americano Sub-20 e vaga no Mundial

Emerson, do Galo, e Gabriel Brazão, da Raposa, estão na delegação brasileira

postado em 17/01/2019 10:39 / atualizado em 17/01/2019 10:46

Bruno Cantini / Atlético-MG
Começa nesta quinta-feira, no Chile, o Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20, competição que dará quatro vagas ao Mundial da categoria e três para os Jogos Pan-Americanos de Lima. Maior campeão do torneio, com 11 títulos, o Brasil vai para a disputa desfalcado de alguns de seus principais jogadores - eles atuam na Europa e não foram liberados por seus clubes.

A equipe folga nesta primeira rodada e entrará em campo apenas no sábado, diante da Colômbia. A seleção está no Grupo A, que tem ainda Venezuela, Chile e Bolívia. Os três primeiros avançam para a segunda fase.

O elenco tem jogadores com rodagem no elenco profissional dos seus clubes, como o lateral-direito Emerson, do Atlético, além do zagueiro Thuler, do Flamengo, o volante Luan, do São Paulo, e os atacante Papagaio, que está próximo de trocar o Palmeiras pelo Galo, e Rodrygo, um dos destaques do Santos. O goleiro Gabriel Brazão, do Cruzeiro, também é um dos destaques da equipe.

O técnico Carlos Amadeu não poderá contar com pelo menos quatro jogadores que vinham sendo chamados: Vinicius Junior (Real Madrid), Paulinho (Bayer Leverkusen), Matheus Cunha (RB Leipzig) e Mauro Júnior (PSV).

O treinador prefere não polemizar sobre a ausência de alguns de seus principais nomes no Sul-Americano. "É uma realidade, um fato, e temos de nos adaptar a essa nova concepção", disse o técnico ao Estado.

Amadeu destaca que a competição tem sido marcada pelo equilíbrio e até mesmo seleções antes consideradas muito modestas, como a Venezuela, têm conseguido bons resultados. "A partir do momento da globalização, não só o futebol, mas qualquer modalidade esportiva ou qualquer mercado de trabalho, é universal. O mundo ficou pequeno, então cabe à gente se adaptar a essa realidade", considera o técnico.

Tags: selefut seriea nacional