Seleção

SELEÇÃO FEMININA

Sueca bicampeã olímpica com os EUA assumirá o comando da Seleção Brasileira Feminina

Pia Sundhage, de 59 anos, será oficializada como substituta de Vadão

postado em 24/07/2019 21:00 / atualizado em 24/07/2019 21:05

<i>(Foto: Daniel Mihailescu/AFP)</i>
A Confederação Brasileira de Futebol deverá oficializar nas próximas horas a contratação da técnica Pia Sundhage, de 59 anos, para o comando da Seleção Brasileira Feminina. A sueca, bicampeã olímpica com os Estados Unidos, dirige a categoria sub-16 de seu país e é aposta da cúpula da CBF para substituir Osvaldo Alvarez, o Vadão, demitido depois da Copa do Mundo, na França. 

A informação do acerto com Pia Sundhage foi divulgado pela jornalista Gabriela Moreira, da TV Globo, por meio de seu blog no site globo.com. O projeto da CBF para a sueca inclui não só a Seleção Feminina principal, mas também é voltado para as categorias de base, para alavancar o trabalho de formação de novas jogadoras. 

Em 2019, Pia Sundhage veio ao Brasil para participar de seminários promovidos pela CBF, o que a aproximou do presidente da entidade, Rogério Caboclo. Com a demissão de Vadão, depois da eliminação do Brasil nas oitavas de final do Mundial pela anfitriã França, a treinadora foi procurada e demonstrou interesse no projeto. 

Pia Sundhage teve carreira como jogadora e defendeu a Seleção Sueca entre 1974 e 1996. Como treinadora, assumiu cargo de assistente na China, em 2007, e teve grande sucesso no comando dos EUA com as medalhas de ouro nos Jogos de Pequim, em 2008, e Londres, em 2012. Na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, levou a Suécia à prata ao perder a disputa do título para a Alemanha. 

Tags: pia sundhage seleção feminina cbf sueca futfeminino vadão