MMA

UFC

McGregor deve perder posto de campeão; Dana planeja Ferguson x Khabib por título

Chefão do UFC diz longa ausência do irlandês é injusta com lutadores dos leves

postado em 15/01/2018 14:04 / atualizado em 18/01/2018 14:31

AFP

Sem pisar no octógono desde novembro de 2016, Conor McGregor deve ter o cinturão do peso leve retirado pelo Ultimate Fighting Championship. O presidente do UFC, Dana White, revelou que o irlandês deseja lutar somente a partir de setembro. Para o andamento da divisão até 70kg, Tony Ferguson seria promovido a campeão linear e defenderia o título contra Khabib Nurmagomedov.

“Se McGregor voltar em setembro, serão quase dois anos depois da última luta dele no MMA. Isso não pode acontecer e não é justo com o resto da divisão. Eu amo Conor, o respeito, e amo tudo o que ele tem feito pela empresa. Todo mundo sabe disso, mas o cinturão tem de seguir em frente. Estamos trabalhando na luta entre Khabib e Tony agora mesmo. Quando quiser voltar, Conor será o primeiro a disputar o cinturão”, declarou o dirigente em entrevista à Fox Sports, logo após o UFC St. Louis, nesse domingo.

Principal estrela das artes marciais mistas da atualidade, Conor McGregor ainda não definiu retorno ao UFC depois de disputar a superluta de boxe contra Floyd Mayweather, em agosto do ano passado. Quando entrou no cage pela útlima vez, o irlandês nocauteou Eddie Alvarez e conquistou o cinturão dos leves, se tornando o primeiro lutador do UFC a ser campeão em duas categorias simultaneamente – já possuía o título do peso pena, abdicado posteriormente.

Já Tony Ferguson é o campeão interino do peso leve, e como tal, ocupa o primeiro lugar do ranking. Com afastamento de McGregor, o norte-americano ganhou o título interino com triunfo por finalização sobre Kevin Lee, em outro do ano passado. ‘El Cucuy’, como é apelidado, vem de dez vitórias seguidas na divisão e tem apenas três derrotas em 26 combates na carreira.

Khabib Nurmagomedov aparece na segunda colocação do ranking. Invicto em 25 lutas disputadas no MMA, o russo tem nove vitórias na categoria – a mais recente sobre o brasileiro Edson Barboza, no UFC 219, no penúltimo dia de 2017. Ferguson e Nurmagomedov chegaram a ter duelo marcado em três oportunidades, sendo que o último valeria o cinturão interino, mas ambos acabaram desmarcados por problemas de saúde.

AFP

Tags: khabib nurmagomedov tony ferguson conor mcgregor dana white ufc