MMA

UFC

Polonesa ex-campeã do UFC revela sofrimento com corte de 7kg para pesagem

Joanna Jedrzejczyk teve só 14 horas para bater os 52kg em luta por cinturão

postado em 23/01/2018 18:50

Michael Reaves/AFP
A única derrota de Joanna Jedrzejczyk no MMA foi traumática não apenas por ter resultado na perda do cinturão peso palha do UFC. A polonesa, batida por Rose Namajunas por nocaute técnico na edição de número 217, em novembro de 2017, no Madison Square Garden, em Nova York, sofreu com o corte de peso e precisou eliminar nada menos que 7kg em um prazo de 14 horas. Tudo para bater os 52kg obrigatórios da divisão e confirmar a luta pelo título. 

A necessidade de cortar tanto peso em um curto prazo de tempo foi uma dificuldade a mais para Joanna, que admitiu ter vivido um drama para bater os 52kg. “Me senti mal, precisei cortar quase 7kg em 14 horas. Fiz isso em 14 horas. Acho que a Perfecting Athletes não conseguiu acreditar que fiz isso. Comecei meu corte de peso na quinta, por volta de 17h, e estava no peso cinco minutos antes das 11h de sexta, foi um milagre. Rezei a Deus por esse milagre. E aconteceu”, revelou a ex-campeã ao programa The MMA Hour.

“Chorei, estava fraca, mas acreditei. Disse a alguém da Perfecting Athletes: ‘Seria uma vergonha a campeã não bater o peso’, mas consegui. Nem acreditei”, acrescentou a polonesa, que sofreu com outros efeitos para cortar o excesso de peso, sentidos até momentos antes da luta contra Rose Namajunas. “Após a pesagem, só tomei líquidos e fui para a cama, tirei dois cochilos de 15min enquanto cortava o peso. Minhas pernas ficaram dormentes quando acordei”, contou.

Joanna, que vinha de cinco defesas de cinturão no UFC, temeu eventual veto de um médico, pelo quadro que apresentava antes da luta. “Disse ao médico que minhas pernas estavam dormentes, ele disse que não precisava me preocupar. Só disse que precisava me hidratar e ficar bem. No dia seguinte eu senti a mesma coisa e pensei em coisas loucas. Estava na luta mentalmente, queria espantar essas preocupações. Poderia ter ido ao médico, mas estava preocupada que cancelassem a luta. Não poderia fazer isso com meus fãs, pois sou uma verdadeira guerreira”, enfatizou. 

Insatisfeita com o processo do corte de peso para o UFC 217, a polonesa rompeu com a Perfect Athletes Nutrition, que cuidava do planejamento alimentar para a ex-campeã. “Eles eram como uma família. Confiei muito neles e paguei o preço pelo erro de alguém. Eles concordaram comigo. Sentamos e falamos na segunda-feira após a luta, e concordaram comigo que cometeram um erro, mas paguei o preço (...). Estava com 57,6kg na sexta e no sábado, uma semana antes da luta. Planejávamos atingir 56,7kg na terça, mas meu peso subiu para 59kg no domingo e não pude cortar o peso por três a quatro dias. Fiz tudo o que pude, e o erro foi deles. Comecei meu corte de peso com o limite em 59kg, então era quase impossível fazer esse peso, frisou.

Tags: rose namajunas ex-campeã Joanna Jedrzejczyk UFC 217 Madison Square Garden pesagem peso polonesa ufc