MMA

UFC

Dillashaw revela que foi flagrado em exame antidoping e abdica de cinturão do UFC

Suspenso por um ano, campeão dos galos promete esclarecer caso de doping

postado em 20/03/2019 12:36 / atualizado em 20/03/2019 13:10

<i>(Foto: Sarah Stier/AFP)</i>

Campeão do peso galo (61kg) do Ultimate Fighting Championship, TJ Dillashaw abdicou do cinturão nesta quarta-feira, devido a resultado positivo no exame antidoping realizado pela USADA (Agência Antidoping dos EUA). O norte-americano revelou que foram encontradas substâncias proibidas no teste feito para o duelo contra Henry Cejudo, no UFC Brooklyn, em janeiro, quando disputou o título do peso mosca (57kg) e acabou derrotado logo a 32 segundos do primeiro round, por nocaute técnico. 

Em respeito aos outros lutadores da divisão, Dillashaw preferiu abrir mão do cinturão, mas avisou que já trabalha para esclarecer o caso de doping. A USADA aplicou suspensão de um ano no agora ex-campeão, além de multa de US$ 10 mil (cerca de R$ 38 mil). 

“A todos os meus fãs, quero ser o primeiro a lhes informar que a USADA e a Comissão Atlética de Nova York me informaram sobre a presença de alguma substância proibida no exame antidoping realizado para a minha última luta. Não consigo descrever em palavras o quanto estou desapontado neste momento. Saibam que estou trabalhando com a minha equipe para entender o que aconteceu e como resolver essa situação o mais rápido possível. Por justiça e respeito ao restante da minha divisão, informei ao UFC que estou voluntariamente abdicando do meu título enquanto enfrento este problema. Agradeço a todos pelo apoio”, publicou Dillashaw no Instagram. 

TJ Dillashaw estava no segundo reinado na divisão dos galos. Ele conquistou o título da categoria pela primeira vez em maio de 2014, ao nocautear o brasileiro Renan Barão, e manteve o posto até janeiro de 2016, sendo derrotado por Dominick Cruz, em decisão dividida dos juízes. O californiano chegou a defender o cinturão duas vezes antes de perdê-lo: venceu Joe Soto e Barão, em revanche, ambos por KO.

Já o segundo reinado de Dillashaw nos galos começou com a vitória por nocaute técnico sobre o desafeto Cody Garbrandt, em novembro de 2017. Na primeira defesa de título, teve revanche imediata contra o rival e o venceu da mesma maneira, em agosto do ano passado. Em seguida, TJ tentou conquistar o segundo cinturão consecutivo no UFC, desceu de peso para superluta contra o campeão dos moscas, Henry Cejudo, mas levou a pior, perdendo de forma fulminante. Na ocasião, ele reclamou de interrupção prematura do árbitro.


 
QUEM SERÁ O PRÓXIMO CAMPEÃO? 

No ranking do peso galo do UFC, o primeiro colocado é o brasileiro Marlon Moraes, que vem de vitória sobre o compatriota Raphael Assunção, vice-líder. O terceiro lugar é ocupado por Aljamain Sterling, embalado com três triunfos seguidos. O top 5 é fechado pelo brasileiro Pedro Munhoz, que também tem três vitórias seguidas, e o ex-campeão Dominick Cruz, afastado por lesão e que não luta desde dezembro de 2016, quando perdeu o título para Cody Garbrandt. O Ultimate ainda não anunciou quem serão os agraciados com o title shot pelo cinturão vago.  

<i>(Foto: Reprodução/UFC)</i>

Tags: peso galo tj dillashaw ufc doping