América

SÉRIE B

Zagueiro artilheiro marca, América vence CRB em Independência cheio e é bicampeão

Rafael Lima foi o herói do título do Coelho ao balançar a rede contra alagoanos

postado em 25/11/2017 19:35 / atualizado em 30/11/2017 18:00

Leandro Couri/EM/D. A Press
Último jogo em casa, estádio cheio e simples vitória para ser campeão. Seria moleza levar esses três aspectos em consideração para esperar uma vitória fácil do América sobre o CRB. Não foi! O Coelho sofreu muito diante de um adversário disposto a segurar o empate a qualquer custo. Mas o nervosismo em grande parte do primeiro tempo deu lugar a um bombardeio na etapa complementar. Eis que aos 20min, o zagueiro Rafael Lima completou cruzamento de Ruy e marcou o gol do título americano na Série B de 2017! Na noite deste sábado, 22.481 torcedores foram ao Independência e assistiram à segunda conquista do time alviverde, campeão também em 1997.

O detalhe importante é que Rafael Lima integrava o elenco da Chapecoense vitimado pelo desastre aéreo na Colômbia, em novembro de 2016, antes da final da Copa Sul-Americana - se salvou do acidente porque não havia sido convocado pelo técnico Caio Júnior, um dos 71 mortos na tragédia. Ainda abalado pela dor da perda de vários amigos, o experiente defensor de 31 anos trilha uma trajetória de sucesso em Belo Horizonte e levanta a taça na condição de capitão. Ele marcou seu quarto gol na Série B e o sexto em 53 jogos na temporada.

A vitória por 1 a 0 mostrou as características do time armado por Enderson Moreira. Dos 20 triunfos, 11 foram por esse placar. De todos os campeões da Série B por pontos corridos, o América de 2017 foi o que menos marcou gols (46) e também o que menos sofreu (25).

O Coelho chegou ao bicampeonato com uma campanha de respeito: 73 pontos, 20 vitórias, 13 empates e apenas cinco derrotas (64% de aproveitamento). Bill, com nove gols, foi o artilheiro do elenco no campeonato. Favorito à taça, o Internacional terminou em segundo lugar, com 71. Ceará, com 67, e Paraná, com 64, também subiram à Série A de 2018.


O jogo

Aproveitamento de mais de 70% como mandante, Independência com bom público e adversário sem pretensões na competição. O América teve cenário favorável para brigar pelo título da Série B diante de sua torcida. Para levantar a taça sem depender do resultado do jogo do Internacional contra o Guarani, o Coelho precisava vencer o CRB. Se empatasse ou perdesse, os gaúchos também teriam que tropeçar.

Talvez pela responsabilidade de fazer o gol, o América foi vencido pelo nervosismo no começo da partida. Abertos pelas pontas, Felipe Amorim e Luan não conseguiam abrir espaço e deixavam o centroavante Bill preso entre os zagueiros Adalberto e Flávio Boaventura. Diante da boa marcação do adversário, restou ao Coelho arriscar de fora da área. Aos 23min, Ernandes bateu de longe e assustou o goleiro Edson Kölln.

A situação americana ficava mais complicada porque, no Beira-Rio, o Internacional praticamente garantia a vitória sobre o Guarani com dois gols do uruguaio Nico López. O placar de momento dava ao Colorado o título da Série B. Era preciso mais criatividade por parte do time mineiro. Somente nos minutos finais do primeiro tempo é que os comandados de Enderson Moreira levantaram os torcedores no Independência. Em boa trama com Bill, Ruy bateu de três dedos da entrada da área e acertou o travessão. Aos 48min, foi a vez de Luan chutar na rede, mas pelo lado de fora. Aos 51min, Ruy tentou outra vez, porém a redonda passou por cima da meta do CRB.


Enderson fez uma mudança no intervalo: saiu Felipe Amorim, que errou muitos passes na etapa inicial, e entrou Renan Oliveira. Em sua primeira jogada, o camisa 23 tabelou com Norberto e chutou fraco nas mãos do goleiro.

Aos 9min, o coração de cada americano nas cadeiras do estádio parou de bater por alguns instantes. Um silêncio sepulcral tomou conta do Independência quando Neto Baiano foi lançado nas costas da defesa e conseguiu tocar a bola na saída do desesperado Fernando Leal. Para a sorte do América, deu tempo de Messias alcançar a redonda e fazer o corte dentro da pequena área. A resposta do Coelho foi imediata: em bate-rebate na grande área, Luan chutou rasteiro e Edson Kölln deu rebote. Na sobra, Bill poderia rolar a bola para Ruy, mas preferiu chutar prensado em cima do goleiro alagoano.

Leandro Couri/EM/D. A Press


A cada minuto transcorrido, o América tentava acelerar os passos para buscar o gol e acuava o CRB. Aos 20min, Ruy cobrou escanteio, a bola foi desviada no meio do caminho e Rafael Lima, capitão e zagueiro artilheiro, balançou a rede no Independência: 1 a 0.

A multidão no Horto, em polvorosa, pediu mais um gol. E Rafael Lima, outra vez, foi lá para finalizar. Só que Edson Kolln conseguiu, com a ponta dos dedos, evitar o segundo do Coelho aos 27min. No lance seguinte, Norberto ajeitou na grande área e encheu o pé. A bola caprichosamente explodiu no travessão.

O CRB assustou o Coelho apenas mais uma vez. Ex-jogador americano, Tony entrou no segundo tempo e exigiu ótima defesa de Fernando Leal em chute de fora da área, aos 32min. No restante do jogo, só deu América. Giovanni, sem goleiro, perdeu a chance de ampliar aos 41min. Já o atacante Bill e o zagueiro Messias pararam em intervenções do goleiro Edson Kölln e do meia Edson Ratinho. Mas não importava. Naquela altura, a torcida já gritava “bicampeão, bicampeão, bicampeão”. E a festa ficou completa quando Luiz Flávio de Oliveira apitou pela última vez, aos 49min.


AMÉRICA 1X0 CRB
 
AMÉRICA
Fernando Leal; Norberto, Messias, Rafael Lima e Giovanni; Juninho, Ernandes, Ruy (Zé Ricardo, aos 28min do 2ºT) e Felipe Amorim (Renan Oliveira, no intervalo); Luan e Bill
Técnico: Enderson Moreira
 
CRB
Edson Kölln; Marcos Martins (Marion, aos 23min do 2ºT), Adalberto, Flávio Boaventura e Diego; Olívio, Yuri, Rodrigo Souza (Tony, aos 24min do 2ºT) e Edson Ratinho; Chico e Zé Carlos (Neto Baiano, aos 42min do 1ºT)
Técnico: Mazola Júnior
 
Gol: Rafael Lima, aos 20min do 2ºT (AME)
Cartões amarelos: Juninho, aos 38min do 2ºT (AME); Neto Baiano, aos 18min do 2ºT. Edson Ratinho, aos 20min, Flávio Boaventura, aos 32min do 2ºT (CRB)
Motivo: 38ª rodada da Série B
Estádio: Independência
Data: sábado, 25 de novembro de 2017
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (CBF/SP)
Público: 22.481
Renda: R$ 98.353,00

Tags: americamg serieb seriea internacionalrs américa