América

AMÉRICA

Erros de arbitragem deixam Rafael Lima, do América, na bronca: 'Tem que ser punido'

Em lances parecidos, assistente de arbitragem validou gol irregular de Róger Guedes, do Atlético, e deixou de assinalar tento de Marquinhos, do Coelho

postado em 18/02/2018 19:48 / atualizado em 18/02/2018 22:52

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
O Atlético levou a melhor sobre o América no clássico e venceu por 3 a 0, mas dois lances específicos interferiram no resultado da partida deste domingo, no Independência, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Nos acréscimos do primeiro tempo, Róger Guedes finalizou de cabeça e Glauco se esticou para espalmar a bola. A defesa do goleiro americano seria bonita, mas o assistente de arbitragem número 1, Guilherme Dias Camilo, entendeu que a redonda ultrapassou a linha da meta e validou o gol para o alvinegro. Já aos 4min do segundo tempo, o Coelho voltou a reclamar com o bandeirinha. Em cruzamento de Rafael Moura, Marquinhos cabeceou, Victor espalmou para trás e o zagueiro Gabriel completou o corte. O árbitro Igor Junio Benevenuto confiou na decisão de Dias Camilo e mandou o lance seguir.

No decorrer da partida, o canal Premiere, da TV Globo, exibiu um recurso tecnológico que apontou marcações equivocadas de Guilherme Dias Camilo. Conforme as imagens da emissora detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Mineiro, a bola finalizada por Róger Guedes não entrou. Já na conclusão de Marquinhos, o zagueiro Gabriel tirou a redonda de dentro do gol.

Tal situação gerou muitos questionamentos por parte do zagueiro e capitão do América, Rafael Lima. Inicialmente, o defensor não tinha certeza sobre os erros, mas, mesmo assim, questionou as decisões distintas da arbitragem em lances parecidos.

“Quando se erra num jogo desse nível, a gente paga. Só que aqui em Minas Gerais eu fico muito em dúvida e é uma situação que acontece, infelizmente. Não estou levantando que o árbitro esteja vendido, nem nada disso, mas o bandeira no primeiro lance teve tanta convicção contra nós e no segundo lance, praticamente o mesmo... infelizmente quando se trata de Cruzeiro e Atlético, é dolorido. Qualquer tipo de dúvida é sempre a favor de Atlético e Cruzeiro”.

Ao ser informado pelo repórter do Premiere de que as imagens televisivas detectaram a irregularidade no lance do Atlético e que a conclusão do América deveria ter sido validada, Rafael Lima intensificou o desabafo e pediu punição ao assistente de arbitragem.

“Ah... só espero uma coisa: quando se erra nesse nível, tem que ser punido. E vocês, que são da emissora que cobre, têm que estar em cima disso. Tem que ser punido. Aqui tem pai de família, assim como tem o Atlético, entendeu? E o bandeira falou ali para mim, no lance do Atlético, que estava convicto: ‘a bola entrou, fica tranquilo’. Então é lamentável. E no nosso lance ele não teve dúvida nenhuma de que não foi gol. E aí é tudo ao contrário: no nosso foi gol, no do Atlético não foi gol. São lances que definem o campeonato, que definem muitas vezes a vida do atleta, porque dependemos de futebol em alto nível, de bom resultado para fazer um bom contrato. Se eu erro e sou penalizado, ele (assistente de arbitragem) erra e tem que ser penalizado também”.

Com gol irregular do adversário, o América perdia por 1 a 0 até os 40min do segundo tempo, quando Róger Guedes recebeu passe do estreante argentino Tomás Andrade e bateu cruzado. A bola tocou em Norberto antes de entrar: 2 a 0. Já aos 45, em nova assistência de Andrade, Ricardo Oliveira fez o terceiro do alvinegro e transformou o placar em goleada: 3 a 0.

Com o resultado, o Coelho estacionou nos 13 pontos, ainda na vice-liderança da competição. O Atlético, por sua vez, chegou a 11, na terceira posição e em vantagem no saldo de gols sobre Tombense (4º) e Boa (5º).



Tags: Rafael Lima coelho américa atleticomg seriea interiormg zagueiro