América

CAMPEONATO BRASILEIRO

América empata com a Chapecoense, no Horto, em última rodada antes da Copa

Coelho se garante fora da zona de rebaixamento durante disputa do Mundial

postado em 13/06/2018 17:58 / atualizado em 13/06/2018 21:08

Ramon Lisboa/EM/D. A Press
O América não conseguiu vencer a Chapecoense, nesta quarta-feira, no Independência, e vai para a parada da Copa do Mundo da Rússia na segunda metade da tabela do Campeonato Brasileiro. Em jogo muito equilibrado, mas com futebol pobre no segundo tempo, os rivais na classificação não saíram do 0 a 0, pela 12ª rodada da competição.

Nas poucas chances que teve, o Coelho não foi efetivo para balançar as redes do rival catarinense, que ainda assustou em alguns lances. O empate frustra ambas as equipes, que precisam reajustar os ponteiros para o restante da Série A.

Com o empate, o América avança uma posição e toma o 12º lugar do Botafogo, que tem os mesmos 14 pontos, mas uma vitória a menos (4 a 3). A Chape também tem 14 pontos, mas os mesmos três triunfos do rival carioca, mas pior saldo de gols (0 a -5). O Fogão ainda faz seu jogo na rodada, às 21h, no Nilton Santos, contra o Atlético-PR.

Com os 14 pontos conquistados, o América está garantido fora da zona de rabaixamento durante a pausa no calendário do Brasileiro.

Na sequência, a partir desta quinta-feira, o elenco americano ganha 10 dias de folga. No dia 25 de junho, o grupo volta aos trabalhos de preparação para o restante da temporada. Na volta dos compromissos pela Série A, às 19h30 do dia 19 de julho, o Coelho tem o clássico contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela 13ª rodada do Brasileiro. No mesmo dia e horário, a Chape recebe o Bahia na Arena Condá.


Primeiro tempo agitado – O América iniciou o confronto diante da Chapecoense tentando dominar as ações e imprimir o seu ritmo de jogo. Marcando o adversário sob pressão em linhas avançadas, o Coelho conseguia boas chances de trabalhar a bola no campo do rival.

Entretanto, a equipe mineira pecava no último passe ou nas finalizações e a Chape, depois de segurar a pressão inicial, decidiu sair mais para o ataque. A equipe catarinense atuava de forma vertical, aguda, em transições rápidas para finalizar.

A primeira boa chance de gol foi alviverde. Aos 24 minutos, o time de Enderson Moreira trabalhou a bola de pé em pé, e Serginho encontrou Juninho pela direita. O volante cruzou, Judivan se deslocou e pegou de primeira, mas Jandrei rebateu e Ademir mandou a sobra por cima.

A Chape conseguiu inverter o domínio. Aos 33', usando as armas do América, Wellington Paulista pressionou a saída de bola e contou com desatenção de Leandro Donizete, que ficou pedindo falta em Norberto. O centroavante condá entrou na área e chutou forte, mas Jori colocou para escanteio.

Segundo tempo monótono - A segunda etapa começou com a mesma disposição e velocidade que terminou o primeiro tempo. Mas não durou muito. América e Chapecoense erravam muitos passes e lançamentos. As duas equipes também não se encontravam em trocas de posições e abusavam da individualidade.

Enderson Moreira tentou alterar o panorama da partida com duas alterações aos 20'. Saíram Ademir e Judivan para as entradas de Marquinhos e Rafael Moura. Gilson Kleina foi mais ousado e trocou o volante  Canteros pelo atacante Bruno Silva.

Aos 27', quase o América se complica. Gérson Magrão errou recuo de cabeça no meio-campo, Juninho não conseguiu chegar na dividida e Bruno Silva avança em direção ao gol, mas é desequilibrado pelo lateral americano e finaliza em cima de Jori.

Ramon Lisboa/EM/D. A Press
Vinicius e Amaral ainda entraram nos lugares de Leandro Pereira e Luiz Antônio na Chape. No América, Aylon deu lugar a Ademir. Mas os gols não vieram. A arbitragem errou e invalidou bom lance do Coelho, que finalizava com Serginho. Do outro lado, Wellington Paulista tentou de cabeça, mas mandou para fora.

A comissão técnica americana foi até a equipe de arbitragem depois do apito final e raclamou muito de interpretações em lances e faltas na partida. Final melancólico e com pouco futebol de ambas as equipes antes da parada para a Copa do Mundo da Rússia.

AMÉRICA  0 x 0 CHAPECOENSE

América
Jori; Norberto, Matheus Ferraz, Messias e Gérson Magrão; Leandro Donizete e Juninho; Aylon (Ruy), Serginho e Ademir (Marquinhos); Judivan (Rafael Moura)
Técnico: Enderson Moreira

Chapecoense
Jandrei; Eduardo Oliveira, Rafael Thyere, Douglas e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Elicarlos, Luiz Antônio (Amaral) e Héctor Canteros (Bruno Silva); Leandro Pereira (Vinicius) e Wellington Paulista
Técnico: Gilson Kleina

Cartões amarelos: Gérson Magrão, Leandro Donizete, Marquinhos e Messias (América)

Público: 4.894
Renda: R$ 35.434,00

Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e hora: quarta-feira, 13 de junho, às 16h

Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Pedro Martinelli Christino (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)

Tags: futnacional chapeco seriea coelho américa