América

CAMPEONATO BRASILEIRO

Na estreia de Givanildo, América visita Internacional em primeira das 'cinco finais' contra o rebaixamento

América busca vitória sobre os gaúchos em reestreia de Givanildo pelo clube

postado em 15/11/2018 06:00 / atualizado em 15/11/2018 09:03

Estevão Germano/América/divulgação
O técnico Givanildo Oliveira não terá vida fácil em sua reestreia pelo América. Nesta quinta-feira, a partir das 21h, a equipe mineira visita o Internacional, vice-líder do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 34ª rodada. Mesmo com objetivos distintos, a partida é tratada como uma ‘decisão’ para ambos os clubes. O Coelho, vice-lanterna, busca a vitória para se manter vivo na Série A, enquanto os gaúchos querem uma sobrevida na luta pelo título.

No último sábado, a derrota por 1 a 0 para o Paraná colocou mais drama na luta americana pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. O Coelho está na 19ª posição, com 34 pontos (8 vitórias). O primeiro clube fora da zona de rebaixamento é o Sport, com 37 pontos (10 vitórias). Segundo o departamento de Matemática da UFMG, o América tem 91,5% de probabilidade de ser rebaixado. Para permanecer na elite, a equipe do técnico Givanildo Oliveira precisa fazer 11 pontos nos cinco jogos restantes.

Estevão Germano/América/divulgação

Para o duelo com os gaúchos, ‘a primeira de cinco finais’, o clube mineiro perdeu o zagueiro Messias, um de seus principais destaques. O jogador foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo diante do Paraná.

No lugar de Messias, Givanildo confirmou Ricardo Silva entre os titulares. O zagueiro chegou ao América em abril, mas atuou em apenas três partidas do sub-23, que disputa o Campeonato Brasileiro de Aspirantes. 

"Estou feliz por estar tendo esta oportunidade. Sempre tenho trabalhado bem, dando meu máximo e, agora, chegou a minha oportunidade e tenho de aproveitar. Sei que será um jogo muito difícil, contra uma equipe muito boa, mas vamos com o pensamento de conseguir a vitória. Nada é impossível e esperamos sair com o resultado positivo", destacou Ricardo.

Outra alteração promovida por Givanildo Oliveira será no ataque, com a entrada do centroavante Rafael Moura no lugar de Aylon, impedido de atuar por pertencer ao Inter. O “He-Man” não joga como titular desde o empate sem gols com o Ceará, na 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois disso, ele entrou em cinco partidas e marcou um gol (de pênalti) na derrota para o Cruzeiro por 2 a 1.

A terceira mudança será a entrada de Ademir no lugar de Matheusinho, vetado devido a um desconforto no joelho direito. O meia Ruy, com incômodo na coxa esquerda, continua em tratamento pelo departamento médico do América e também não viajou com a delegação.

Dessa forma, o América deve iniciar o duelo com o Internacional com João Ricardo; Norberto, Ricardo Silva, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Zé Ricardo, Ademir, Gerson Magrão; Robinho e Rafael Moura.

Após o jogo contra o Inter em Porto Alegre, o América terá pela frente outra pedreira: o Santos, em Belo Horizonte. Palmeiras, Bahia e Fluminense completam a série de decisões que podem definir a permanência do Coelho na Série A.

Internacional

Se o América vivencia um drama para permanecer na elite, o torcedor colorado sofre com ansiedade pela incerteza no outro extremo da tabela. O Internacional é o vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 62 pontos, cinco a menos que o líder Palmeiras. O time já liderou a competição nacional, mas hoje, na segunda posição, tem apenas 5,3% de chances de erguer a taça. 

Para o duelo com os mineiros, o Internacional terá um importante desfalque: o meia D’Alessandro está suspenso (terceiro amarelo). O técnico Odair Hellmman tem cinco opções para substitui-lo: Camilo e Juan Alano, com características de armação, e Wellington Silva, William Pottker ou Rossi, com perfil mais velocista.

O atacante Pottker, um dos cotados, deixou o treino dessa terça-feira mais cedo. No Sul, a imprensa gaúcha considera Wellington Silva favorito para assumir a vaga de D’ale.

Se o setor ofensivo perdeu D’Ale, a defesa conta com um retorno importante. O zagueiro Rodrigo Moledo volta depois de desfalcar o time no empate por 1 a 1 com o Ceará devido a um desconforto muscular. 

Para o atacante uruguaio Nico López, autor de nove gols pelo Inter no Brasileirão, a batalha do América na luta pela permanência na Série A pode tornar o duelo mais difícil

[VIDEO4]

“Não acho nenhum time pequeno. Óbvio, que o Inter é muito grande, mas eles são um time que sabe jogar. Nós perdemos lá para eles, então a gente tem esse sabor, esse gostinho amargo para ganhar. Vai ser um jogo difícil, pois eles precisam de pontos. Sabemos que o Brasileirão é muito difícil, qualquer um pode ganhar, e vai ser um jogo lindo, pois precisamos dos três pontos”.
 
No primeiro turno, o América venceu os gaúchos por 2 a 1 no Independência. Naquela ocasião, o Internacional estava em terceiro lugar, enquanto o Coelho ocupava a 17ª posição. O jogo marcou a estreia do técnico Adilson Batista no clube mineiro. 



INTERNACIONAL X AMÉRICA

INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Fabiano, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick, Nico López e Wellington Silva (William Pottker); Leandro Damião.
Técnico: Odair Hellmann

AMÉRICA
João Ricardo; Norberto, Ricardo Silva, Matheus Ferraz, Carlinhos; Leandro Donizete, Zé Ricardo, Matheusinho (Ademir), Gerson Magrão; Robinho (Luan) e Rafael Moura. 
Técnico: Givanildo Oliveira

Local: Beira-Rio
Horário: 21h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE), Bruno Raphael Pires (GO)

Tags: americamg interiormg seriea futnacional internacionalrs