América

CAMPEONATO BRASILEIRO

América é derrotado pelo Inter em estreia de Givanildo e precisa de 'milagre' para escapar da degola

Coelho deve vencer quatro últimos jogos na competição por permanência

postado em 15/11/2018 22:53 / atualizado em 16/11/2018 00:16

Ricardo Duarte/Internacional
Nem Givanildo Oliveira dá jeito no América. O novo comandante teve apenas três dias de treinos desde que chegou ao Lanna Drumond para substituir Adilson Batista e, nesta quinta-feira, o Coelho voltou a decepcionar. A equipe mineira seguiu errando muitos passes e desperdiçou quase todas as oportunidades de finalização que teve no Beira-Rio. Resultado: derrota por 2 a 0 para o vice-líder Internacional, gols de Leandro Damião e Edenílson. Com o revés, só um milagre salva o Alviverde do rebaixamento para a Segunda Divisão nacional.

O América tem 34 pontos e está na penúltima posição da tabela. Restando quatro rodadas para o fim da competição – ainda joga contra Santos, Bahia, Palmeiras e Fluminense –, o Coelho precisa vencer todos os seus confrontos para chegar à marca de 46 pontos e garantir a permanência na elite. Caso acumule menos, deve torcer por uma combinação improvável de resultados dos rivais na luta contra a degola.

Com a vitória, o Inter segue perseguindo o líder Palmeiras na disputa pelo título. O Colorado está com 65 pontos, cinco atrás do rival paulista.

Na próxima rodada, o América tem outra 'pedreira' pela frente. A equipe mineira recebe o Santos, que luta por classificação para a Libertadores, às 17h de domingo, no Independência. No mesmo dia e horário, o Internacional visita o Botafogo, no Nilton Santos.



O jogo – Givanildo Oliveira alterou todo o trio de ataque do América para o confronto com o Internacional e o resultado não foi agradável. Saíram Matheusinho, Robinho e Aylon para a entrada de Ademir, Luan e Rafael Moura. Dessa forma, Gérson Magrão passou a atuar mais centralizado na equipe. Mesmo com as alterações, o Coelho não conseguiu novo ritmo e mais opções de jogo. O ataque foi praticamente inoperante na primeira etapa.

A equipe alviverde até conseguiu suportar a pressão inicial do vice-líder do Brasileiro. Com a bola, o Inter invertia ações pelos lados e pelo meio. Já o América insistiu muito, sem sucesso, em investidas pelas beiradas do campo. Os erros de passe seguiram atrapalhando as oportunidades americanas. Do lado colorado, a paciência e estratégia deu frutos.

Aos 24 minutos, Edenílson encontrou boa infiltração de Leandro Damião que chutou forte para bater João Ricardo e abrir o placar. 1 a 0. Na sequência, os donos da casa chamaram o América para seu campo e encaixaram contra-ataques. Nas duas primeiras tentativas, ficou no quase. Na terceira, aos 45', o centroavante retribuiu o passe ao meia, que tocou na saída do goleiro alviverde. 2 a 0.

Na segunda etapa, o Inter voltou com a postura conservadora, trabalhando com calma no ataque e mantendo a posse de bola. O América, mais na vontade que na qualidade técnica, conseguiu ter oportunidades. Aos 9', Rafael Moura pegou sobra de bola e chutou de fora da área para boa defesa de Marcelo Lomba. A bola ainda tocou na trave, mas não entrou.

Na jogada seguinte, o Inter assustou em ótima linha de passe, mas Zé Ricardo teve bloqueou finalização de Fabiano. Os donos da casa usaram os minutos restantes para segurar o resultado da partida, tentando encaixar um contragolpe e matar de vez o confronto. O América lutou mas, novamente, foi refém de suas limitações.

INTERNACIONAL 2 x 0 AMÉRICA

Internacional
Marcelo Lomba; Fabiano (Zeca), Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick, Nico López e Wellington Silva (Rossi); Leandro Damião (Jonatan Alves)
Técnico: Odair Hellmann

América
João Ricardo; Norberto, Ricardo Silva, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete (Juninho), Zé Ricardo e Gerson Magrão (Giovanni); Ademir (Robinho), Luan e Rafael Moura
Técnico: Givanildo Oliveira

Gols: Leandro Damião, aos 24', e Edenílson, aos 45' do 1ºT (Internacional)
Cartões amarelos: Rafael Moura (América); Fabiano (Internacional)

Público: 28.973
Renda: R$ 654.065,00

Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS)
Horário: 21h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE), Bruno Raphael Pires (GO)

Tags: américa coelho seriea futnacional interiormg internacionalrs