América

AMÉRICA

América busca vitória para se manter vivo na Série A e adiar festa do Palmeiras

Coelho tem um ponto a menos que o Sport, primeiro fora da zona de rebaixamento

postado em 21/11/2018 06:00 / atualizado em 21/11/2018 10:07

Mourão Panda / América
A vitória do América por 2 a 1 sobre o Santos, no último domingo, deu ares de esperança ao elenco e à torcida americana na luta contra o rebaixamento para a Série B. Nessa reta final, o clube encara os próximos jogos (Bahia, no Independência, e Fluminense, no Maracanã), como decisões. O duelo com o líder Palmeiras, nesta quarta-feira, às 21h45, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, tem tudo para ser o mais complicado da série.

A expectativa do América é surpreender o Palmeiras no Allianz Parque e adiar a possibilidade de título dos paulistas. O clube mineiro quer repetir o feito do lanterna Paraná na rodada passada, quando empatou em Londrina por 1 a 1 com o favorito ao título brasileiro, mesmo na condição de já rebaixado matematicamente. 

O torcedor palmeirense deve lotar as arquibancadas do Allianz Parque. Já são mais de 37 mil ingressos vendidos antecipadamente para o duelo decisivo. Para o Palmeiras soltar o grito de campeão já nesta quarta, além de superar o América, ele terá que torcer por tropeços de Flamengo e Internacional contra Grêmio e Atlético, respectivamente.

A última vitória fora de casa do América no Brasileiro foi contra o Sport, por 2 a 0, em agosto, pela 20ª rodada. Mesmo assim, o zagueiro Matheus Ferraz confia no América para dificultar o Palmeiras no Allianz Parque. O jogador acredita que os americanos poderão surpreender.

 “Muitos estão dizendo e garantindo que o título virá nesta quarta, mas o jogo ainda será jogado. Vamos procurar dificultar ao máximo, até porque estamos lutando pela nossa sobrevivência no campeonato. Portanto, assim como o lado de lá precisa, nós também precisamos do triunfo. Tenho a certeza de que estamos preparados para fazer um grande jogo”, disse.

No treino de terça-feira no CT Lanna Drumond, último em Minas Gerais, os titulares do América não foram a campo, mas a equipe deve ter apenas uma mudança em relação à vitória sobre o Santos. Impedido de atuar contra os santistas, por ter vínculo com o clube paulista, Leandro Donizete voltará ao meio-campo no lugar de Zé Ricardo, suspenso pelo terceiro amarelo. 

A tendência é que o América entre em campo com João Ricardo; Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Juninho e Matheusinho; Ademir, Rafael Moura e Luan.

De volta ao time titular, Donizete também destacou a importância em surpreender o Palmeiras. O volante admitiu que o América deve adotar uma postura defensiva e jogará contra-ataques. 

“É o que pretendemos. Temos de ter concentração, foco, determinação e estudar bastante a equipe deles. A pressão será muito grande, a torcida vai fazer festa e apoiar muito a equipe deles. Então, é defender bem e aproveitar os contra-ataques para tentar marcar um gol. Portanto, temos de atacar bem também para tentar garantir o resultado”, disse.

O Coelho ocupa a 17ª posição na tabela do Brasileiro, com 37 pontos, um a menos que o Sport, primeiro time fora da zona de rebaixamento. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o clube mineiro tem 34,5% de chances de continuar na elite. Antes da vitória sobre o Peixe, o percentual era de 8,1%.

Palmeiras

Com o rodízio implementado por Felipão, o time do Palmeiras terá alterações em relação ao empate com o Paraná.

Na defesa, o paraguaio Gustavo Gómez, poupado no jogo, deve retornar à condição de titular no lugar de Antônio Carlos. Além disso, Edu Dracena realizou trabalhos específicos na parte interna do CT e deve dar lugar a Luan. O lateral-esquerdo Victor Luís também é cotado para entrar no lugar de Diogo Barbosa. 

O volante Felipe Melo também deve ser poupado e dar lugar a Thiago Santos, ex-América. No meio-campo, Gustavo Scarpa está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e é desfalque certo. Felipão deve promover o retorno de Bruno Henrique para atuar ao lado de Moisés ou Lucas Lima na armação. No ataque, o Palmeiras deve ter Willian, Dudu e Borja como trio ofensivo. 

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Palmeiras tem 96,6% de chances de ser campeão brasileiro. O time lidera a competição com 71 pontos, cinco acima do vice-líder Flamengo, e seis sobre o Internacional, únicos ainda com chances na briga pelo caneco.

PALMEIRAS X AMÉRICA

Palmeiras
Weverton, Mayke (Marcos Rocha), Luan, Gustavo Gómez e Victor Luis (Diogo Barbosa); Thiago Santos (Felipe Melo), Bruno Henrique e Moisés (Lucas Lima); Willian, Dudu e Borja.
Técnico: Felipão

América
João Ricardo; Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Juninho e Matheusinho; Ademir, Rafael Moura e Luan.
Técnico: Givanildo Oliveira

Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data e hora: quarta-feira, 21 de novembro, às 21h45
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Luciano Roggenbaum (PR) e Luiz H Souza Santos Renesto (PR)

Tags: campeão título futnacional palmeirassp seriea interiormg americamg