América

CAMPEONATO BRASILEIRO

América enfrenta Bahia em 'jogo da vida' pela permanência na Série A do Brasileiro

Em caso de derrota ou empate, Coelho terá que torcer por tropeço da Chape

postado em 25/11/2018 06:30 / atualizado em 25/11/2018 01:51

Estevão Germano / América
Só a vitória interessa ao América neste domingo, contra o Bahia, às 19h, no Independência, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. É o ‘jogo da vida’ do Coelho na Série A. Em caso de derrota ou empate, o Coelho poderá ser matematicamente rebaixado, dependendo de uma combinação de resultados.

Na 18ª posição, com 37 pontos, o América terá que vencer seus dois últimos jogos e torcer para que 43 pontos sejam suficientes para evitar o rebaixamento. Em caso de empate ou derrota nesta noite, o Coelho dependerá de um resultado negativo da Chapecoense, que joga no mesmo horário contra o Corinthians, em São Paulo, para não ter sua queda decretada de maneira antecipada. 

Uma vitória da Chapecoense, somada a um tropeço do América, significará a queda da equipe mineira. O clube catarinense está na 16ª posição, com 40 pontos.

Givanildo Oliveira teve pouco tempo para armar o América para o duelo desta noite. O técnico não mostrou o possível time, mas é certo que ele não contará com o atacante Ademir, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Robinho é o mais cotado para ser o substituto. 

Além de conceitos táticos, Givanildo Oliveira aposta bastante no psicológico. O goleiro João Ricardo revelou que o técnico do América tem pedido tranquilidade aos jogadores. Contra o Bahia, o camisa 1 projetou um jogo pegado, que será decidido em detalhes.

“Contra o Bahia, não poderemos cometer erros. Acredito que será um jogo muito pegado, talvez com poucas oportunidades, que será decidido nos detalhes. Então, temos que saber aproveitar. Se tivermos duas, três oportunidades, temos que marcar os gols. Se não, as coisas podem se complicar”, afirmou.

O duelo desta noite marcará o reencontro entre América, Independência e Enderson Moreira. O atual técnico do Bahia permaneceu no comando do Coelho por quase dois anos. João Ricardo acredita que o departamento de análise do time alviverde poderá ajudar Givanildo Oliveira a vencer o Bahia de Enderson, por conhecer o estilo de jogo do ex-treinador alviverde.

“O América tem um departamento de análise muito forte, com profissionais de qualidade. Querendo ou não, a comissão do Enderson estava com eles há pouco tempo atrás. Então, com certeza o Givanildo já está ciente do que esperar do Bahia. Os jogadores, em grande maioria, já trabalharam com o Enderson desde o ano passado ou neste ano. Cabe a nós ficar atentos, anular as jogadas do Bahia e conseguir se impor”, observou.

Bahia

Na 11ª posição, com 47 pontos, o Bahia busca a vitória no Independência para assegurar a classificação para a Copa Sul-Americana. Para o duelo em Belo Horizonte, Enderson Moreira terá à disposição o lateral-esquerdo Léo. O jogador não enfrentou o Fluminense, no meio de semana, por ter seus direitos vinculados ao Tricolor carioca.

AMÉRICA X BAHIA

América
João Ricardo; Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Zé Ricardo, Juninho e Matheusinho; Robinho, Rafael Moura e Luan
Técnico: Givanildo Oliveira

Bahia
Douglas; Bruno, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Nilton; Élber, Ramires e Zé Rafael; Edigar Junio
Técnico: Enderson Moreira

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Independência
Data e horário: 25 de novembro, domingo, às 19h

Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Bruno Salgado Rizo (SP)

Tags: bahiaba seriea futnacional americamg