América

AMÉRICA

Mesmo precisando da vitória, América adotará cautela contra o Fluminense no Maracanã

Coelho deve ter postura cuidadosa diante do Tricolor neste domingo

postado em 01/12/2018 06:00 / atualizado em 30/11/2018 17:04

 João Zebral / América
O América conta as horas para entrar no gramado do Maracanã e travar sua última batalha pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Caso vença o Fluminense neste domingo, às 17h, o Coelho se garante na Primeira Divisão do ano que vem. Porém, mesmo visando à vitória, o Alviverde não pretende se lançar de qualquer maneira sobre o adversário.

Para o técnico Givanildo Oliveira, a postura americana deve ser inteligente, focada na posse de bola, marcação eficiente e ataque com consciência.

“Para ir pra cima de um adversário, primeiro você tem que ter a bola, que só tem uma. Para ter a bola, você tem que marcar bem, para tomar essa bola o mais rápido possível. Agora, claro, você com a bola, o pensamento de todo time é tentar o gol. Não no desespero. Não é achando que nós temos que ir e que só a vitória interessa. Não. Desespero vai lá pros dez minutos finais. Tá zero a zero, dez minutos finais, você vai com tudo. Aí vamos ver o que é que dá. Mas, no jogo normal não tem que ser assim. Eles sabem. Nós já conversamos. Sabem que é decisão. O valor que esse jogo tem. Então, tudo isso aí, vai ser um jogo difícil. Vamos enfrentar um grande adversário que é o Fluminense”, afirmou o treinador do Coelho.

Se não conseguir a vitória sobre o Fluminense na última rodada do Brasileirãoo América pode evitar o descenso com apenas um empate. Para isso, o Coelho, (17º colocado, com 40 pontos) precisa torcer contra seus adversários diretos na tabela. O Sport (18º colocado, com 39 pontos) encara o Santos, na Ilha do Retiro, e não pode vencer. Já a Chapecoense (16ª colocada, com 41 pontos) pega o São Paulo, na Arena Condá, e tem que perder.

Com essa combinação, o Alviverde atingiria 41 pontos, a mesma pontuação da Chape e assumiria a 16ª posição, pelo saldo de gols (hoje o Coelho tem -16 e o time catarinense, -17).  

Estreante no Maracanã, o goleiro João Ricardo também prega cautela fora de casa, para que a equipe do América não fique exposta. 

“Acho que é um jogo de estratégia. Não dá para chegar lá e jogar de qualquer forma, abrindo os espaços e todo desorganizado. Acho que temos de ser um pouco cautelosos, aproveitando os contra-ataques e, em alguns momentos do jogo, ficar um pouco atrás. Treinamos muito nessa semana e esperamos fazer um grande jogo, bem postados, tranquilos, bem seguros e dando poucas chances ao adversário”, disse o jogador.

 João Zebral / América

Baixas no elenco e mistério na escalação

O América não contará com o atacante Robinho e o lateral-esquerdo Giovanni, que pertencem ao Fluminense e, por força de contrato, não poderão defender o Coelho. 

Além disso, o lateral-direito Norberto tomou o terceiro cartão amarelo e está suspenso.

Mais três atletas americanos que vinham jogando estão no departamento médico e ainda não estão confirmados para a partida de domingo. O zagueiro Messias, com dores na parte posterior da coxa esquerda, o meia Ruy, com dores na coxa direita e o atacante Aylon, que sofreu uma entorse no tornozelo direito, estão em tratamento intensivo e serão avaliados antes da partida para verificar se terão condição de jogo.

O técnico Givanildo já tem a escalação em mente, mas manteve a dúvida para o torcedor e não revelou quem serão os 11 titulares na partida decisiva.

“Principalmente, no campeonato nacional é praxe eu não dar o time. Essa palavra dúvida a gente tem porque está mudando alguma situação. Não é porque é o ultimo jogo, não é porque nós precisamos de ganhar. Mas pela necessidade do momento. Então, vou colocar aqueles que eu acho que devem entrar. No caso, os 11 primeiros”, disse o treinador.

Com os desfalques, o provável time do América que irá a campo será: João Ricardo, Aderlan, Paulão (Messias), Matheus Ferraz e Carlinhos; Zé Ricardo, Juninho, Marquinhos e Matheusinho; Luan (Ademir) e Rafael Moura.



Tags: Maracanã Série A fluminenserj americamg futnacional seriea