América

AMÉRICA

América é multado pelo Corpo de Bombeiros por não corrigir falhas no CT Lanna Drumond

Clube terá dez dias para conseguir alvará de funcionamento provisório

postado em 18/02/2019 18:36 / atualizado em 18/02/2019 20:50

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
O América foi multado pelo Corpo de Bombeiros por não corrigir falhas no sistema de combate a incêndio no alojamento das categorias de base, no CT Lanna Drumond. Integrantes da corporação e representantes da Subsecretaria de Licenciamento e Fiscalização Urbana da Prefeitura de Contagem vistoriaram as estruturas do clube nesta segunda-feira.

De acordo com os Bombeiros, o América já havia sido advertido há seis anos por causa de irregularidades no plano de prevenção de incêndios na casa construída em área ao lado do Lanna Drumond.

Já a Prefeitura de Contagem explicou que o Coelho terá dez dias para conseguir a documentação que lhe permita entrar com o pedido de alvará de funcionamento provisório.

Por meio de comunicado divulgado à imprensa, o América se limitou a informar que está “empenhado em finalizar os ajustes necessários para regularização do centro de treinamentos”.

Leia a íntegra das três notas no fim da matéria


A fiscalização ganhou força nos últimos dias por causa da repercussão gerada pelo incêndio no CT Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro, em 8 de fevereiro. Uma explosão em um ar condicionado espalhou fogo em contêineres onde dormiam 26 atletas das categorias de base do Flamengo. Dez adolescentes morreram e três ficaram feridos.

Desde então, órgãos públicos passaram a monitorar os espaços reservados para moradia de jovens jogadores. Em Belo Horizonte, apenas o Atlético demonstrou estar em dia com todas as vistorias e laudos exigidos. América e Cruzeiro ficaram de realizar ajustes em seus espaços para conseguir a aprovação das autoridades.

O Coelho, inclusive, convidou a imprensa para conhecer a ‘Casa do Atleta’, local onde residem os atletas da base, na última sexta-feira. O imóvel com salas, refeitórios, banheiros e dez quartos abrigava cerca de 60 jogadores.

Durante a visita, a casa cheirava à tinta. No chão, havia resquícios de pintura fresca. O clube fez ajustes estruturais para instalação das diretrizes apontadas no projeto de prevenção de incêndio. Além disso, houve instalação de placas de fuga e perfuração de paredes. Os retoques foram feitos para dar acabamento nessas mudanças.

No mesmo terreno da casa, havia quatro contêineres habitáveis. Segundo a direção do América, a estrutura foi usada temporariamente para receber jovens em testes até o fim de 2018, ano em que o clube integrou as categorias Sub-14, 15, 17 e 20 no CT Lanna Drumond. Em 2019, o espaço foi desativado e virou uma espécie de almoxarifado.

Planeta América

O América tem um projeto de ampliação do CT Lanna Drumond em longo prazo. Futuramente, o local passará a ser chamado de ‘Planeta América’. Quando lançou a novidade, em dezembro de 2014, o clube vislumbrava um complexo de 150 mil metros quadrados, com nove campos (seis de tamanho oficial), um pequeno estádio para 500 espectadores, hotel do elenco profissional, alojamento para a base, piscinas, quadras poliesportivas, salas de musculação e um parque aquático destinado a sócios do clube.

Para levantar recursos, a diretoria permutou alguns patrimônios. O antigo clube de lazer da Rua Mantena, no Bairro Ouro Preto, deu lugar a um condomínio residencial construído pela Direcional Engenharia. Chegou a ser aventada também a possibilidade de o terreno do Bairro Três Barras, em Contagem, ser utilizado para um empreendimento imobiliário da construtora MRV.

As obras, contudo, ainda não caminharam. O América até realizou algumas melhorias no espaço, como a construção de um novo vestiário, mas não conseguiu, por exemplo, ampliar a quantidade de campos oficiais. O Lanna Drumond abriga tanto o elenco profissional quanto as categorias sub-20, sub-17 e sub-15.

Em maio de 2018, o presidente Marcus Salum apresentou para conselheiros um vídeo do projeto reajustado do Planeta América.


Leia as notas publicadas nesta segunda-feira

Corpo de Bombeiros

“Em 2013, o Centro de Treinamento do América Futebol Clube, CT Lanna Drumond, foi notificado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, com uma advertência escrita, por apresentar irregularidades no que tange a legislação estadual de prevenção. A vistoria realizada esta semana apontou a permanência de algumas falhas no Sistema de Segurança Contra Incêndio e Pânico, ocasionando assim a aplicação de uma multa. O próximo passo é aguardar a regularização por parte do Clube e, caso a situação não seja resolvida, a instituição poderá ser novamente multada

As principais falhas foram:

- Falta de sinalização de emergência em alguns pontos específicos, tais como vestiários e banheiros;

- Falta de alguns pontos de iluminação de emergência;

- Falta de guarda-corpo de acesso ao 2º pavimento;

- Portas de saídas das descargas abrindo sentindo contrário ao fluxo;

- Alojamento apresenta material de acabamento com forro de PVC e pinus;

- Instalações elétricas expostas
”.

Prefeitura de Contagem

“A Prefeitura de Contagem informa que uma equipe da Subsecretaria de Licenciamento e Fiscalização Urbana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, esteve na manhã desta segunda-feira (18 de fevereiro) no Centro de Treinamentos Lanna Drumond, do América Futebol Clube, localizado no bairro Tijuco, para vistoriar as instalações do local. A Fiscalização Municipal acompanhou uma equipe do 2º Batalhão de Corpo de Bombeiros, com sede em Contagem. Como a própria diretoria do clube já admitiu, o local não possui Alvará de Funcionamento e Localização nem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A Prefeitura de Contagem concedeu prazo de 10 dias para que o clube providencie a documentação necessária para a regularização das edificações, que são o Relatório de Impacto Urbano (RIU) e um alvará de funcionamento provisório. A Prefeitura também vai acompanhar a liberação do AVCB pelo Corpo de Bombeiros”.

América

“O América recebeu, nesta segunda-feira, no CT Lanna Drumond, a vistoria do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Prefeitura de Contagem.

Após todos os alinhamentos, o Clube está empenhado em finalizar os ajustes necessários para regularização do centro de treinamentos”.

Tags: Lanna Drumond Corpo de Bombeiros américa interiormg futnacional estrutura