América

AMÉRICA

América enfrenta Ponte Preta e tenta vitória fora de casa para sair da lanterna da Série B

Coelho visita Macaca nesta terça-feira, às 20h30, no Estádio Moisés Lucarelli

postado em 30/07/2019 06:00 / atualizado em 29/07/2019 23:37

<i>(Foto: João Zebral/América)</i>
Sem vencer pela Série B do Brasileiro há cinco rodadas e na lanterna da competição, o América busca acabar com a seca de vitórias diante da Ponte Preta, às 20h30 desta terça-feira, no Estádio Moises Lucarelli, em Campinas, pela 13ª rodada. O Coelho não ganha desde 8 de junho, quando superou o CRB por 3 a 1, em Maceió, pela sétima rodada.

A má campanha em 2019 é a segunda pior da equipe americana na história do Campeonato Brasileiro, levando em conta 46 participações nas séries A, B e C. Os 19,4% de aproveitamento superam apenas o índice de 1982 (0%), quando o Coelho perdeu seus cinco jogos na segunda divisão.

Os números atuais são inferiores inclusive aos de 2016, ano em que o América terminou a Série A rebaixado, como lanterna, com apenas 24,6% de aproveitamento.

Nem mesmo o Independência, palco de três títulos nacionais do clube (Séries B de 1997 e 2017, e Série C de 2009), tem cumprido “seu papel” este ano. Em seis partidas no Horto pela Série B, o alviverde contabilizou dois empates e quatro derrotas.

Uma das razões para a última posição é o baixo aproveitamento ofensivo. Ao lado do Vila Nova-GO, o time mineiro tem o pior ataque da competição, com sete gols marcados. Já a defesa é a terceira mais vazada, com 16 gols sofridos, abaixo de São Bento (19) e Vitória (24).

Além da escassez de bolas na rede, o Coelho encontra dificuldades para colocar o pé na forma, já que acertou apenas 42 das 153 finalizações (27,5%), conforme números do Footstats.

Depois de repetir o time no empate por 0 a 0 com o Oeste e na derrota por 1 a 0 para o Atlético-GO, o técnico Felipe Conceição faz mistério na escalação. Os desfalques são o volante Luiz Fernando, em processo de transição física após se recuperar de estiramento na coxa direita, e o zagueiro Lima, em tratamento de entorse no tornozelo esquerdo. Os atacantes Felipe Azevedo e França estão pendurados com dois cartões amarelos, assim como o zagueiro Pedrão.

Camisa 10 do América, o meia Matheusinho destacou que a reação precisa começar contra a Ponte. “Sabemos o quão importante é este jogo para a gente. Sabemos que vai ser difícil enfrentar a Ponte no estádio deles, mas pode ter certeza que nossa equipe vai buscar a vitória, respeitando o adversário, para sair dessa situação”.

VISITANTE

A Ponte Preta é a nona colocada na classificação, com 19 pontos. Mesmo sem vencer há três partidas (empatou por 0 a 0 com o Atlético-GO e perdeu para Bragantino e Vitória por 2 a 1), a Macaca busca se aproximar do G-4, cuja quarta posição é ocupada pelo Sport, com 22 pontos.

O técnico Jorginho deve ter como desfalques os jogadores Bill, Rafael Longuine, Isac e Mantuan, todos em tratamento no departamento médico. Por sua vez, o atacante Marquinhos não enfrenta o América em função de suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

PONTE PRETA X AMÉRICA


PONTE PRETA
Ivan; Diego Renan, Renan Fonseca, Airton e Guilherme Guedes; Édson, Camilo, Gerson Magrão e Matheus Vargas; Tiago Marques e Roger. Técnico: Jorginho.

AMÉRICA
Jori; Leandro Silva, Paulão, Ricardo Silva e João Paulo; Zé Ricardo, Willian Maranhão, Juninho e Matheusinho; Felipe Azevedo e Jonatas Belusso. Técnico: Felipe Conceição. 

Motivo: 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Estádio: Moises Lucarelli, em Campinas-SP

Data: terça-feira, 30 de julho de 2019

Horário: 20h30

Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)

Assistentes: Fabrício Lima Baseggio (RS) e Gustavo Marin Schier (RS)

Tags: américa futnacional serieb interiormg americamg pontepretasp