América

AMÉRICA

Acompanhamento e avaliações: coordenador explica processo de captação da base do América

Em entrevista ao Superesportes, Fred Cascardo detalhou o planejamento do clube na captação dos jovens atletas

postado em 23/05/2020 07:00 / atualizado em 23/05/2020 10:37

(Foto: Daniel Hott/América)
América vem investindo nas divisões de base para encontrar novos talentos. Com um grupo de observadores, o clube avalia atletas de diversas localidades do Brasil. 
 
Em entrevista ao Superesportes, o coordenador geral da base, Frederico Cascardo, explicou o processo de captação do Coelho. O acompanhamento dos novos atletas é dividido por etapas. 
 
“O processo começa com os garotos que têm interesse de fazer a avaliação. O América disponibiliza, por semestre, inscrições em uma plataforma para o garoto participar deste evento, onde todos os observadores do clube estarão presentes para um processo avaliativo. O clube também recebe convites para observações em torneios e projetos onde os nossos observadores acompanham o dia a dia de treino, de torneio e os atletas que são destaques participam de avaliações durante uma semana no centro de treinamento”, disse
 
O América tem ampliado a sua rede de captação. Para continuar revelando novos talentos, o clube traça um planejamento para receber atletas de outras localidades de Minas Gerais e do Brasil. 
 
“Nós temos todo um contato e um planejamento para os atletas, não só de Belo Horizonte, mas de Minas Gerais e de outros estados, que estão buscando uma oportunidade de ingressar nas categorias de base”, completou. 
 
(Foto: Mourão Panda/América)
 
 
As atividades das categorias de base do América foram paralisadas em função da pandemia do novo coronavírus. Os contratos dos jogadores foram suspensos, assim como os do elenco feminino e funcionários da área administrativa, com base na MP 936.
 
O clube completa o valor dado de auxílio pelo governo até igualar a renda mensal líquida de cada colaborador. E a situação deverá seguir assim por mais um período. Segundo Cascardo, o planejamento para o retorno das divisões de base será feito de forma gradativa após avaliação da retomada de atividades do elenco profissional.
 
“As categorias de base do América ainda permanecem sem previsão de retorno, mesmo com esse retorno progressivo das atividades do futebol profissional. O departamento médico do futebol profissional está cumprindo todo o protocolo determinado, então a gente acredita que tudo isso dando certo e havendo um controle da pandemia daqui para frente, a gente vai começar a planejar o retorno das atividades, também de forma gradativa, das categorias de base”. 
 
“Não dá para pensar agora nesse retorno das categorias, principalmente das mais novas, porque tudo ainda está em um processo de avaliação. Nós vamos aguardar os resultados desse retorno, os resultados desses protocolos do futebol profissional e aí sim planejar o retorno das categorias”. 

Tags: serieb americamg interiormg frederico cascardo