América

AMÉRICA

Libertadores, Sul-Americana e queda: veja chances do América no Brasileirão

Chance de queda diminuiu drasticamente após vitória sobre o Santos, nesse sábado

postado em 25/10/2021 15:27 / atualizado em 25/10/2021 16:08

(Foto: Luiz Martini / América)
 
O América diminuiu significativamente suas chances de rebaixamento no Campeonato Brasileiro após vencer o Santos por 2 a 0, nesse sábado (23), na Vila Belmiro, pela 28ª rodada. Além de reduzir o risco da queda, o Coelho ficou mais próximo de conquistar uma vaga em competições internacionais para a próxima temporada.
 
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coelho tem 4,7% de chance de ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Anteriormente, na 27ª rodada, os dados apontavam 14,7% para o rebaixamento.
 
A média de pontuação do 16º colocado - primeira equipe acima da zona de rebaixamento - nas últimas cinco competições é de 42,2 pontos. Para alcançar esses números, o América deverá somar mais oito pontos. Isso porque, o Coelho totaliza 35 tentos.
 
Atualmente, a equipe alviverde está em 9º lugar - primeira vez que se encontra entre os dez primeiros nesta edição do Brasileirão.
 
 

Competições Internacionais

 
O América tem possibilidades reais de se classificar para uma competição internacional pela primeira vez na história. Ainda de acordo com a UFMG, o Coelho tem 60,3% de chance de conquistar o acesso para a Copa Sul-Americana na próxima temporada.
 
Já o sonho de disputar a Copa Libertadores é mais distante. Em dados divulgados pelos matemáticos, a equipe alviverde tem 4,8% de probabilidade de participar do maior torneio do continente em 2022.
 
Esta temporada terá a garantia de um vencedor brasileiro em ambas as competições internacionais, fazendo com que abra mais vagas de acesso além do 12º colocado no Brasileirão. Athlético-PR e Red Bull Bragantino disputarão a final da Copa Sul-Americana. Já o campeão da Libertadores será decidido no duelo entre Flamengo e Palmeiras.
 
No próximo fim de semana, o América enfrentará um rival da parte de cima da tabela. O Coelho jogará contra o Fortaleza, sábado, às 22h, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Tags: americamg interiormg futnacional seriea